sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Balcão do Empreendedor amplia serviços em parceria com o Sebrae


A partir da próxima segunda-feira, dia 9, os micro empreendedores de Ilhéus cadastrados no Balcão do Empreendedor terão orientações empresariais prestadas por agentes do Programa Negócio a Negócio, no próprio ambiente de trabalho.
Mais uma ação para promover o desenvolvimento dos pequenos comerciantes de Ilhéus. O Balcão do Empreendedor da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic) desenvolve, a partir da próxima segunda-feira, dia 9, um projeto de orientação empresarial, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Trata-se de um trabalho de consultorias, através de visitas dos técnicos do Programa de Negócio a Negócio no local de trabalho dos empreendedores.O objetivo é ampliar a oferta de serviços e garantir um atendimento de qualidade com consultoria personalizada aos micro e pequenos empresários.
O trabalho será realizado em dois momentos. Oprimeiro contato será feito no Balcão do Empreendedor, no andar térreo do Anexo Único da Prefeitura, na Rua Santos Dumont, Centro de Ilhéus, sempre as segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 18horas. No encontro, os agentes da prefeitura farão o cadastro do micro empreendedor e vão agendar a visita dos agentes do Programa Negócio a Negócio ao empreendimento, dando início ao segundo momento.
Serão realizadas seis visitas nas quais os técnicos do Sebrae farão um diagnóstico empresarial, verificando as necessidades e potencialidades do negócio, para a produção de uma estratégia administrativa. “Esse é um serviço de orientação e aproveitamento das potencialidades do empreendedor. A partir da visita poderemos oferecer um plano de marketing, serviço de capacitação e demais orientações que favoreçam ao desenvolvimento econômico dos pequenos negociantes ilheenses”, destaca o agente de desenvolvimento da Sedic, Roberto Garcia. 
“Essa parceria vai facilitar a vida dos empreendedores e vai nos auxiliar a ampliar o atendimento do Negócio a Negócio, que hoje está na casa de 1,5 mil realizados. Isso representa 60% do nosso objetivo”, explica o coordenador do programa do Sebrae em Ilhéus, José Carlos Santos. Roberto Garcia informa que, além desse novo serviço, o balcão também terá disponível, a partir da próxima semana, o trabalho de um técnico do setor de tributos da prefeitura. O objetivo é acelerar o processo de liberação dos alvarás de funcionamento dos microempreendedores individuais.
Balcão do Empreendedor – O Balcão do Empreendedor foi criado pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic), em maio, e segundo o Sebrae, o serviço já é referência para os 26 município que integram o Território de Cidadania Litoral Sul, que inclui 26 municípios na área de abrangência da Unidade do Sebrae na região.Até o início deste mês de agosto, o serviço totalizou 1.434 atendimentos aos microempreendedores ilheenses, que compreendem o universo de 4.027 em todo o município.
Conforme explica o vice-prefeito e titular da Sedic, Carlos Machado, o Balcão do Empreendedor atende às exigências da Lei Complementar nº 123/06 – Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que regulamenta a atividade. No espaço a secretaria oferece serviços de formalização de empreendedores, liberação de alvarás, cursos de capacitação, consultorias empresariais, auxílio para entrega da Declaração Anual de Faturamento e análise para concessão de microcrédito.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário