terça-feira, 24 de setembro de 2013

Casal de empresários vai à Feira do Empreendedor para saber sobre mercado de franquias

Renata Smith - Com a expansão do serviço “Quero Pizza”, em Ilhéus, Joelma e Werley Costa desejam transformar a marca em oportunidade de negócio para franqueados
Quando chegar à Feira do Empreendedor da Bahia, evento que acontecerá no Centro de Convenções em Salvador, de 22 a 26 de outubro, o casal de empreendedores Joelma e Werley Costa já sabe que caminho quer tomar em direção ao futuro. Dispostos a investir na criação de franquia da “Quero Pizza”, marca criada pela dupla, eles vão buscar orientações de como chegar a esta nova etapa do negócio. "A Feira vai ser a ponte que precisamos para dar mais um passo significativo para consolidar nosso projeto. A troca de experiência que poderemos vivenciar é mais uma porta que se abre para os novos caminhos que pretendemos tomar", afirma Joelma.
Localizada no popular bairro de Malhado, zona norte de Ilhéus, a loja funciona há dois meses, com comércio de pizzas - inteiras e em fatias, assadas ou semiassadas com 42 opções de sabores - além de lasanhas e panquecas. O movimento é intenso, chegando a 150 pizzas por dia, funcionando apenas das 17h às 23h30. Com a “Quero Pizza, o casal oportuniza trabalho para moradores do bairro e até para motoboys que passaram a atender pelo sistema delivery.
Unidos há 11 anos, Joelma e Werley partilharam outras experiências comerciais que oscilaram entre negócios de sucesso e fracassos inesquecíveis, mas que valeram para esta nova fase, na qual o sorriso e a disposição do casal e hoje são reveladores. Joelma relembra que, em 2010, resolveu visitar a Unidade do Sebrae em Ilhéus e se inscreveu em cursos de qualificação promovidos pela entidade. Enquanto foi aluna, não perdeu tempo e passou a ser vendedora de pizza para os funcionários e palestrantes. Estimulada pelos técnicos da entidade, formalizou-se como Microempreendedora Individual (MEI), e abriu o primeiro negócio. Inexperiente, errou em muitas coisas. “A gente chegava a comprar somente meio quilo de queijo para ir trabalhar. Era o dinheiro que a gente tinha e sabia que muitas vezes não conseguiria recuperar”.
Hoje, uma realidade bem diferente para quem precisa de 200 quilos de queijo por semana para trabalhar. Com a atual loja consolidada, Joelma e Werley trabalham na expansão do negócio, iniciada no bairro Teotônio Vilela, na zona oeste.
Como o faturamento já passou o limite regulamentar do EI, o casal acaba de conquistar a condição de Microempresa e já emprega seis pessoas. A boa fase também vem sendo acompanhada mais de perto pelo Sebrae. Esta semana, o estabelecimento recebeu a visita do economista Elton Portela, agente de Orientação Empresarial do Projeto Negócio a Negócio, que está desenvolvendo um Plano de Ação para diagnósticos nas áreas de mercado, operações e finanças.
“Mais importante que acharem que estão ganhando dinheiro é terem a convicção, a partir de agora, de que estão crescendo. Saber quanto faturam, definir prioridades, consolidar o projeto e ganhar novos mercados. Por isso é fundamental este apoio do Sebrae”, assegura o consultor Luiz Eduardo Guimarães.“Foi no Sebrae que aprendi que toda atitude antes de ser executada deve ir primeiro para o papel”, completa Joelma.
Agora, muito mais experientes, Joelma e Werley querem transformar a ideia familiar em novos investimentos, gerando oportunidades de negócio para muito mais empreendedores. “Tem gente que vem em nossa empresa e pergunta ‘isso é franquia de quem?´”, revela Joelma.
Como participar da Feira
A inscrição para visitar a Feira do Empreendedor 2013 pode ser feita gratuitamente até o dia 20 de outubro no site www.ba.sebrae.com.br/feira . O ideal é que a pessoa imprima o comprovante de visita para facilitar a entrada na Feira. Caso não imprima ele deve apresentar identidade com CPF no dia do evento.
Depois do dia 20 de outubro a inscrição só poderá ser feita nos dias e local do evento, de 22 a 26 de outubro, no Centro de Convenções, com o pagamento de uma taxa de R$ 5, que será doada para a Associação Pracatum Ação Social.
Para comprar as oficinas, palestras e seminários, que custam R$10, R$ 20 e R$ 40 basta entrar no site da Feira www.ba.sebrae.com.br/feira e clicar no link Programação. A partir daí, o visitante será direcionado para a página “loja” e poderá ter informações sobre todos os eventos programados, realizando busca por tema, perfil do público, data, se pagos ou gratuitos. No site ele ainda poderá baixar toda a programação. 
A loja possibilita uma compra rápida, utilizando sistema de“carrinho de compra” e pagamento on line por meio de cartão de crédito ou débito em conta. Será utilizado o sistema do Pagseguro e o cliente terá toda segurança na informação sobre seus dados.
Os visitantes poderão comprar quantas palestras pagas quiserem. A compra no cartão de crédito poderá ser parcelada em cinco vezes sem juros, para compras acima de R$ 25, e com parcelas mínimas de R$5. A forma de pagamento através de boleto bancário estará disponível até o dia 11 de outubro.
Capacitações gratuitas
As vagas para eventos gratuitos serão adquiridas mediante inscrição na Central de Capacitação, localizada na Área de Educação Empreendedora, no Centro de Convenções, no horário de funcionamento da Feira, 13h30 às 22h, ou nas bilheterias que ficam na entrada principal do pavilhão, de 12h às 14h30. Só será permitida, a cada visitante, a participação em dois eventos gratuitos por dia.
O visitante somente poderá fazer inscrição para eventos que aconteçam na data em que estiver na Feira, não podendo se inscrever em eventos gratuitos de datas posteriores.
Como esclarecer dúvidas sobre a Feira
Para esclarecer dúvidas sobre a Feira do Empreendedor 2013 é só ligar gratuitamente no 0800 570 0800 que atende de segunda a sexta-feira de 8h às 20h.
A Feira do Empreendedor da Bahia 2013 conta com o patrocínio da Ambev, Vivo, Bradesco Empresas e Negócios, Banco do Nordeste, Desenbahia, Instituto Mauá, Sistema Faeb/Senar, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobras.

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