terça-feira, 24 de setembro de 2013

Dorival de Freitas apresenta palestra no encerramento do Projeto Primavera Cultural na Academia de Letras


Dorival de Freitas
Quarta-feira, dia 25, a Academia de Letras de Ilhéus apresenta a última palestra do Projeto Primavera Cultural – A Primavera das Letras, com o tema “Oração aos Jovens”, que será ministrada pelo professor Dorival de Freitas. O professor, que nasceu na cidade de Santa Inês, estado da Bahia, a 8 de dezembro de 1932, passou a residir em Ilhéus em 1933.
Em 1946, iniciou seus estudos no Seminário Central da Bahia – Humanidades, no Seminário Menor, e filosofia e teologia, no seminário Maior, ordenando-se sacerdote em 6 de dezembro de 1959, na Igreja Matriz de São Jorge. Nos 7 anos de ministério sacerdotal, exerceu os cargos de Diretor Espiritual e Reitor do Seminário São Jorge dos Ilhéus, Secretário da Cúria Diocesana e Capelão do Hospital São José. “É desse tempo que me lembro de sua bela oratória,” declara Maria Luiza Heine, confreira e autora do blog Ilhéus com Amor.
Pediu licença do ministério Sacerdotal em 1966 para casar-se, em 1968, com Marita Maria Ocke de Freitas, e assim, dar início a uma nova caminhada. Nosso palestrante estudou filosofia na Faculdade de Filosofia de Itabuna, concluindo o curso em 1969, sendo o orador da turma, como não podia deixar de ser. Posteriormente fez o curso de direito na Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (FESPI), concluindo-o em 1978, e foi o orador da turma. Fez concursos para o Magistério Médio do Estado da Bahia, para Português em 1968, e Psicologia Geral em 1970, passando em 1o lugar nos dois concursos.
Exerceu ainda os cargos de Diretor do Instituto Municipal de Educação, IME, Vice-diretor do Colégio Estadual de Ilhéus, diretor do Centro Integrado de Educação Rômulo Galvão, Gerente de Seleção e Orientação na UESC, chefe de Gabinete da Reitoria na UESC e diretor de Revisão da Editus, Editora da UESC. Foi professor na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – de História da Filosofia, Antiga e Medieval e Metafísica e Professor de Direito Constitucional; foi titular de Cosmologia do Curso de Filosofia e professor de História da Filosofia no Instituto de Teologia de Ilhéus (ITI). É membro da Academia de Letras de Ilhéus, ocupando a cadeira n° 11.
A palestra “Oração aos Jovens” terá início às 18:30 horas, na sede da Academia de Letras de Ilhéus, quarta-feira, dia 25 de setembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário