terça-feira, 24 de setembro de 2013

Vivo faz acordo para aumentar participação na Tim

O grupo espanhol Telefônica --dona na Vivo-- está aumentando sua participação na Telecom Italia --dona da TIM-- através de um complexo acordo que fortalecerá a influência da companhia sobre uma importante rival na América do Sul, enquanto permitirá a sócios italianos saírem de um investimento não lucrativo.

A estrutura do acordo dá mais tempo para a Telecom Italia estudar uma possível venda da TIM Participações no Brasil e prosseguir com o plano de separação de sua rede fixa, ativo visto como estratégico por políticos italianos.
Analistas disseram que o acordo fortalecerá a influência da Telefônica, que no Brasil detém o controle da Vivo, sobre a Telecom Italia sem ter de forçar o grupo espanhol a fazer uma oferta completa de aquisição da empresa.
"É bom para a Telecom Italia porque vai fortalecer a empresa e é bom para os acionistas italianos na Teleco (controlador da Telecom Italia). Mas estes grandes acordos sempre passam por cima das cabeças dos investidores minoritários.", disse Roberto Lottici, gerente de fundos da Ifigest.
O acordo também impede que as ações da Telecom Italia detidas pelos sócios da Telco caiam nas mãos de um rival.
Fontes que acompanham o assunto afirmaram nesta terça-feira (23) que o acordo deve receber aprovações regulatórias no Brasil. "Agora, o acordo precisa ser apresentado à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), mas eu não espero problemas", disse uma das fontes.
ACORDO
O acordo fixa o preço das ações da Telecom Italia detidas por Mediobanca, Generali e Intesa Sanpaolo em 1,09 euro, quase o dobro do atual preço de mercado, e encerra meses de especulações sobre o futuro da companhia italiana.
Sob os termos da operação, a Telefônica aumentará sua participação na Telco, de 46% para 66% inicialmente via um aumento de capital de 324 milhões de euros direcionado a pagar dívida da empresa, disseram os sócios da Telco em comunicado.
Em uma segunda fase, a Telefônica planeja elevar sua participação na Telco para 70%, equivalente a quase 16% da Telecom Italia, por meio de um segundo aumento de capital. Mais adiante, a empresa poderá comprar o restante da participação de todos os sócios da Telco.
As ações da Telecom Italia chegaram a subir mais de 4% na abertura mas reduziam a valorização para 1,5% às 7h16 (horário de Brasília).
INTERESSADOS
Fontes afirmaram anteriormente que a norte-americana AT&T e o bilionários egípcio Naguib Sawiris fizeram contatos para comprar a Telecom Italia.
Os direitos de voto detidos pela Telefônica na Telco continuarão os mesmos inicialmente e poderão ser ampliados para 64,9% a partir de janeiro de 2014 se o acordo receber aprovações de autoridades em mercados importantes como Brasil e Argentina.
Os sócios na Telco também terão mais nove meses para saírem do acordo de acionistas da holding.

Nenhum comentário:

Postar um comentário