quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Academia de Letras de Ilhéus lança documentário sobre Adonias Filho

A solenidade, aberta ao público, vai ocorrer na sede da instituição (Rua Antônio Lavigne de Lemos) nesta quinta-feira, dia 28, a partir das 19 horas. As 50 primeiras pessoas que comparecerem ao evento receberão gratuitamente o DVD.
A Academia de Letras de Ilhéus lança documentário que resgata a memória, história e ficção do romancista brasileiro Adonias Filho. A solenidade, aberta ao público, vai ocorrer na sede da instituição (Rua Antônio Lavigne de Lemos) nesta quinta-feira, dia 28, a partir das 19 horas. “As velhas”, “Uma nota de mil”, “O menino e o cedro”, “Fora da pista” e “O largo da palma” foram algumas de suas obras que serviram de inspiração para contar a história.
Idealizado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o documentário narra a vida de um garoto que não gosta de ler, mas mergulha numa aventura na cidade onde mora para resgatar um livro. As 50 primeiras pessoas que comparecerem ao evento receberão gratuitamente o DVD.
Com duração de 28 minutos e classificação livre, o documentário traz depoimentos de Ledo Ivo (Academia Brasileira de Letras), Raquel Aguiar e Adonias Neto (filhos), Jorge de Souza Araújo (professor e escritor baiano), dentre outras pessoas.
Quem foi – Adonias Aguiar Filho nasceu em 27 de novembro de 1915, no município de Itajuípe, e faleceu em agosto de 1990, em Ilhéus. Além de romancista, jornalista, crítico literário e ensaísta, ele foi ainda membro da Academia Brasileira de Letras e presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do Conselho Federal de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário