terça-feira, 19 de novembro de 2013

Cras de Olivença promove hidroginástica para idosos

Funcionando no município em cinco bairros, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) desenvolve diariamente várias atividades para idosos, crianças e gestantes, com a criação de grupos de convivência.
Continuamente, as equipes dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Ilhéus promovem atividades inovadoras para os seus usuários. Na próxima quinta-feira, dia 21, o Cras da Estância Hidromineral de Olivença incrementa a prática de exercícios, incluindo a hidroginástica para um grupo de idosos. Na última semana, o Bairro Teotônio Vilela foi beneficiado com a realização do Dia da Beleza, com a oferta de serviços estéticos variados, entre os quais, manicura e cabeleireiro para as moradoras do local.
Além dessas atividades práticas e de exercícios, algumas outras também estão inseridas no calendário de ações, como palestras sobre nutrição, informações sobre diversos órgãos, a exemplo da Defensoria Pública e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), oficinas de artes e esportes. Com estas iniciativas, os centros de referências dinamizam, criam e resgatam a autoestima das pessoas que participam dos grupos, possibilitando oportunidades de trabalho, bem como a construção e reafirmação dos laços comunitários.
O Cras é um programa do Governo Federal, gerido em Ilhéus pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), que promove ações de proteção e socialização às pessoas que vivem em áreas de vulnerabilidade social, buscando revitalizar laços e vínculos familiares e comunitários. O centro promove a criação de grupos de convivência para idosos, crianças e gestantes, no bairro em que está instalado, atendendo também indivíduos e famílias de bairros do seu espaço de abrangência. As unidades do Cras estão localizadas nos bairros de Nossa Senhora da Vitória, Barra, Olivença, Teotônio Vilela e Banco da Vitória.
Segundo o titular da SDS, Jamil Ocké, o programa funciona como a porta de entrada para os serviços prestados pela secretaria, disponibilizando para os usuários da rede socioassistencial atendimento psicossocial e encaminhamento para diferentes tipos de atendimento. O programa também possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário