quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Enxaqueca e dor lombar podem ser curadas com caminhada


Por KARINA COSTASegundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 30% da população mundial sofre de dores crônicas. Destes, cerca de 60 milhões são brasileiros, conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED). Enxaqueca, dores nas costas e fibromialgia estão entre as dores que podem ser consideradas crônicas. E acreditem, praticar caminhada periodicamente pode levar à cura para quase todos os casos.
De acordo com Fabiola Minson, anestesiologista e coordenadora do Centro Integrado de Tratamento de Dor São Paulo, toda dor que dura mais do que três meses seguidos deve ser investigada. "Já não é mais dor aguda, aquela que se manifesta durante um período relativamente curto e é ocasionada por inflamação, infecção, traumatismo ou outras causas. Ela é permanente e pode afetar a qualidade de vida da pessoa e, inclusive, seu convívio social", alerta.

A especialista lembra que a dor crônica não tem relação só com o avançar da idade. "Homens e mulheres em vida ativa, aos 30, 40 anos, e sedentários, em geral podem vir a sofrer de dor crônica. Afeta ainda as mulheres multitarefadas e dá para afirmar que é uma das maiores causas de falta no trabalho”.
Ao redor do mundo, a doença afeta jovens a partir dos 15 anos - caso da Finlândia (35% dos adolescentes) - e 18 anos - caso dos jovens de Londres (48%) -, França (31,7%), Itália (26%) e Espanha (13%), entre outros países. No Brasil, o estudo da SBED aponta que 28,4% dos paulistas tem dor crônica, sendo coluna e cabeça as partes do corpo mais afetadas. Em Salvador, 41,4% das pessoas com dor crônica já estão doentes por mais de seis meses. Entre os participantes do estudo, os pacientes que sofrem de fibromialgia (20%) chegam a ter depressão por conta da doença.
Entre os tratamentos não medicamentosos indicados estão exercícios físicos, terapia cognitivo-comportamental e acupuntura. Mas apostar em caminhada é uma saída para a cura ou pelo menos o controle da dor, avisa a médica, uma das especialistas à frente da “Caminhada Pare a Dor”, projeto da SBED. A entidade promove desde 2009 caminhadas orientadas em parques de diversas cidades brasileiras.
Uma equipe multidisciplinar formada por personal trainers, fisioterapeutas, enfermeiros e outro médicos acompanham as pessoas nessa caminhada para combater a dor. “Não é cobrado nada pela participação. Com a campanha, queremos tornar as pessoas mais ativas, pois os exercícios praticados regularmente previnem e tratam essas dores", ressalta a especialista. Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Luiz, Ribeirão Preto, Florianópolis, Salvador, Natal estão entre as cidades que recebem o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário