sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Galeria da Alemanha expõe arte da ilheense Jane Hilda Badaró



Ilhéus se faz presente nos circuitos da arte européia, mais uma vez, com a participação de obras da artista plástica ilheense Jane Hilda Badaró na exposição coletiva "Quando as Idéias se Encontram", na SchauArt Galeria, em Wesel, na Alemanha, de 23 de novembro a 3 de dezembro próximos, sob curadoria de Heloiza de Aquino Azevedo, Comissária em Exposições e Salões de Arte Internacionais. Também estarão na mostra outros artistas brasileiros, como Denise Berbert, Erica Colen, João de Oliveira, Beth Sant’Anna, Luiz Carlos A. Lima, Marilda Dib, Renato Araújo e Rose SchauArt, além de Alemão Art. 
“Jane Hilda, pintora naif, retrata em seu trabalho a fantasia, sentimentos singelos e sonhos em cores alegres e traços marcantes. Na maioria das vezes, os trabalhos de Jane representam o seu entorno, suas raízes culturais, histórias, memórias e suas vivências tanto no real como no imaginário”, diz Heloíza de Aquino Azevedo, que representa a artista ilheense na Europa. Para ela, “somente comentar ou somente ler sobre os trabalhos de Jane Hilda Badaró não basta, é necessário observar de perto, é preciso enxergar com olhos de criança e sentir com o coração que de quem já vive há 90 anos”.
Heloíza de Aquino levou, nos últimos dois anos, a arte de Jane Hilda por três exposições em Paris, duas delas no Carrousel Du Louvre, uma na Galeria Art & Events, e também na Itália durante o Festival Dois Mundos em Spoletto. Relata que foi numa loja de Paris colocar moldura na obra “Portal da Paz” quando um pintor parisiense, com os olhos vidrados na tela, em silêncio a observou com ares reflexivos, e lhe perguntou se era um Chagall. “A obra de Jane Hilda, uma artista baiana brasileira, remeteu aquele pintor francês à lembrança do russo Chagall, um dos principais pintores modernistas cuja obra retrata a fantasia, personagens simples, os sonhos, e seus quadros na maioria das vezes expressionistas, mostram a união, harmonia e cenas de suas raízes”, comenta. 
Jane Hilda (51), que também é advogada e professora universitária, iniciou na pintura em meados de 2011. Fez sua primeira exposição individual em setembro daquele ano, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus. De lá prá cá expôs de diversos espaços culturais da cidade, e participou de várias exposições coletivas em outros estados brasileiros e fora do Brasil. Os ilheenses e turistas podem apreciar seu trabalho nesta temporada Primavera Verão na Galeria Mare Azzurro, no Centro Histórico de Ilhéus, na Rua Jorge Amado, em dias úteis e horário comercial. A exposição, que mostra obras naif de temática regionalista e mística, tem sido bastante visitada. Foi aberta em 12 de outubro, e prossegue até o dia 12 de março. Confira ! Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário