quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Herbário da UESC credenciado como instituição fiel depositária de amostras do patrimônio genético


 Professor Luiz Alberto Mattos Silva e curador do Herbário-Foto Laise Galvão
A Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC , em Ilhéus(BA), possui, a partir de agora, o único Herbário credenciado como instituição fiel depositária de amostras de componentes do patrimônio genético. O credenciamento, pela Secretária Executiva do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente, foi publicado na edição 197, seção 3, página 173, do dia 10 de novembro de 2013 no Diário Oficial da União. 
Com o credenciamento o Herbário da UESC passa a ser o único na Bahia autorizado a atender a legislação que determina a empresas e institutos de pesquisa o depósito de exemplares-testemunha de organismos que estejam investigando com a finalidade de obter algum aproveitamento comercial ou cientifico da planta.
O professor Luiz Alberto Mattos Silva e curador do Herbário, explicou que o Herbário da UESC é um dos mais novos do Estado da Bahia, criado formalmente em 1995, com exsicata (plantas desidratadas por técnica de herborização que apresenta dados de descrição morfológica, acompanhados de ficha de informação sobre o local e caracterização da coleta), oriundas de coletas realizadas no Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade e doações recebidas de outros herbários regionais. Atualmente, a sua coleção didático-cientifica conta com cerca de 16.400 exsicatas, basicamente de amostras representativas dos ecossistemas regionais do Bioma Mata Atlântica e amostras de outros biomas, a exemplo da caatinga e cerrado.
Em 2009 recebeu o reconhecimento internacional e foi incluido no Index herbariorum com a sigla UESC, publicação do The New Botanical Garden, que detén os registros dos herbários oficializados e tem como meta credenciar-se como fiel depositário de amostra do patrimônio genético. 
Importância do Herbário 
O professor Luiz Alberto explica que "para quaisquer levantamentos biológicos a nível de pesquisa se faz obrigatório os registros dos espécimes coletados com as suas consequentes incorporações a acervos de coleções cientificas, permanecendo depositadas em herbários (vouchers). Portanto, um herbário cumpre a função cientifica de preservar e acondicionar as coleções de plantas coletadas para estudo, identificação e classificação de exemplares que após procedimento de herborização são incorporadas à coleção, recebendo o nome de exsicatas."
As suas funções são inúmeras, entre as quais funcionar como centro de identificação para: pesquisadores, extensionistas, agricultores, paisagistas, medicina popular, botânica econômica, documentar flora para embasar atividades de preservação e conservação assegurando fidelidade às informações sobre vegetais que ocorrerem em áreas sujeitas à devastação; servir como centro de treinamento em botânica, principalmente nas áreas de graduação e pós-graduação; fornecer material botânico para propagação; fotografias de espécies; material para estudos cromossômicos e de anatomia; dados sobre a distribuição geográfica de espécies; endemismos de Spp, ecologicamente importantes, a exemplo da piaçava (Attalea funifera, Mart)

2 comentários:

  1. Certa vez ouvi de boa cabeça pensante que a faixa da Mata Atlântica compreendida entre Canavieiras e Valença é onde se encontra a maior concentração de plantas medicinais do nosso planeta. Seria verdadeira essa afirmação?

    ResponderExcluir
  2. Há algum tempo ouvi de certa cabeça pensante que a faixa da Mata Atlântica compreendida entre os municípios de Canavieiras e Valença seria onde se encontraria a maior concentração de plantas medicinais de nosso planeta. Seria verdade?

    ResponderExcluir