sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ilhéus decreta emergência



Ilhéus decreta estado de emergência por conta das chuvas na Bahia (Foto: Alfredo Filho/Secom Ilhéus)

A cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, declarou estado de emergência devido às fortes chuvas que atingem o local nesta quinta-feira (28). A região é uma das que sofre com consequências da tempestade que assola o estado. Representantes de municípios da faixa litorânea baiana realizam uma reunião iniciada por volta das 20h sobre a situação de cada cidade.
De acordo com Salvador Brito, superintendente estadual da Defesa Civil, as prefeituras estão fazendo o levantamento dos estragos e adianta que localidades como Itacaré, Nilo Peçanha, Valença e Itaperoá estão em situação grave. "Esses locais estão com muitos problemas de alagamento, deslizamento e enxurradas. Uma rodovia estadual que dá acesso à Valença foi interditada porque o rio encheu muito. A chuva não para", afirma.
Em Ilhéus, a prefeitura informa que decretou situação de emergência para viabilizar o socorro às vítimas e adotar medidas para corrigir os problemas causados com as chuvas. Além disso, foi criada a Central de Operações no Estádio Mário Pessoa, um órgão que reúne Defesa Civil e secretarias como a de esenvolvimento Urbano (Sedur) e de Desenvolvimento Social.

Na cidade de Itabuna, também no sul da Bahia, mais de 200 pessoas estão desabrigadas. De acordo com a Defesa Civil de Itabuna, já choveu cerca 40mm na cidade e a estimativa é que chova mais 60mm ainda nesta quinta-feira. São 20 casas toalmente destruidas.
Brito afirma que, na reunião, a Defesa Civil vai ter conhecimento sobre as necessidades de cada cidade afetada. "Vamos mobilizar recursos existentes, seja para apoio em equipamento para desobstruir ruas e canais, além de estabelecer acessos e apoiar a manutenção de abrigos públicos. Vamos identificar isso agora à noite", relata o gestor da Defesa Civil.
Moradores deixam comunidade devido à chuva em Itabuna (Foto: Blog do Verdinho Itabuna)
Os desabrigados estão sendo levados para abrigos temporários no Parque de Exposições, campo de futebol da cidade, escolas e ginásios de esporte que se encontram em zonas fora de perigo.
A Defesa Civil também registrou a queda de duas pontes, uma no bairro de Nova Califórnia que dá acesso a um condomínio e outra no bairro de São Roque.
Outras cidades
Um barranco desabou e atingiu uma residência no município de Presidente Tancredo Neves, no sul da Bahia. De acordo com Vandiney Andrade Souza, secretário de Administração da prefeitura da cidade, o desabamento ocorreu em razão das fortes chuvas que atingem a cidade desde quarta-feira (27).
"O barranco atingiu um quarto e uma área de serviços. Não houve vítimas fatais. Duas adolescentes que estavam dentro da casa tiveram lesões, mas estão bem", afirma o secretário. Vandiney Andrade acrescenta que diversos pontos da cidade foram alagados. Equipes da prefeitura estão nos locais afetados pela chuva.

Um temporal também atinge os municípios de Valença e Maraú. Segundo as prefeituras das cidades, as fortes chuvas alagaram estradas, ruas, provocaram o surgimento de buracos e afetaram a rotina dos moradores. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é de que o clima na região continue o mesmo até sábado (30).

Teto de escola desaba e atinge cinco alunos (Foto: Site Teixeira News/ Divulgação)

O Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, na região sul da Bahia, fechou por causa do mau tempo nesta quinta-feira. Segundo informações da Infraero, os próximos voos no terminal estão programados para o período da tarde, e podem também ser cancelados devido ao clima. Ainda de acordo com o órgão, as atividades só poderão retornar quando o tempo apresentar condições adequadas de visibilidade.

O teto da escola municipaldistrito de São José, no município de Alcobaça, desabou por causa da forte chuva e atingiu cinco alunos. Três deles tiveram escoriações leves e dois estão internados na Hospital de Alcobaça.
A escola foi interditada e as aulas foram suspensas para reforma. De acordo com informações da Secretaria de Educação, equipes do Corpo de Bombeiros estão no local para realizar perícia. A polícia está no local e aguarda laudo da perícia técnica. No município de Presidente Tancredo Neves, um barranco desabou e atingiu uma casa.
O temporal atinge também outros municípios do estado. As cidades de Valença e Maraú também foram afetadas. Segundo as prefeituras das cidades, as fortes chuvas alagaram estradas, ruas, provocaram o surgimento de buracos e afetaram a rotina dos moradores. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é de que o clima na região continue o mesmo até sábado (30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário