segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Ilhéus é contemplada com recursos para obras em altos e pavimentação de ruas


Com o montante de cerca de R$ 18 milhões serão realizadas obras em 23 pontos dos altos do município, identificadas pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais como áreas de risco. Os recursos também vão ser usados recuperação de diversas vias da cidade.
O município de Ilhéus foi beneficiado com recursos do governo Federal para a realização de obras em 23 pontos dos altos que oferecem risco de desastres e para execução de serviços de pavimentação nas vias da cidade. O montante de cerca de R$ 18 milhões, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), foi viabilizado pelo prefeito Jabes Ribeiro, em conjunto com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, durante reuniões mantidas com os governos Federal e estadual, no primeiro semestre deste ano.
O coordenador da Defesa Civil de Ilhéus, Ednaldo Azevedo, explica que o município recebeu a visita da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), no início deste ano, com o objetivo de identificar áreas potenciais de risco de desastres. Em relatório enviado posteriormente à prefeitura, constatou-se que foram identificadas 23 áreas de alto risco de desabamento.

Diante disso, o prefeito Jabes Ribeiro buscou viabilizar os recursos junto ao governo Federal para iniciar de imediato as obras recomendadas pela CPRM. Os recursos serão alocados ao governo do Estado, que fará os repasses para a garantia dos serviços, que são essenciais para dezenas de famílias que vivem nestas áreas de risco. O montante não será repassado diretamente para Ilhéus, por conta da inadimplência do município provocada pelas administrações anteriores.
Serão realizadas intervenções em quatro pontos do Alto do Basílio, em três locais no Alto do Coqueiro e em outros três no Alto do Seringal. Serão contemplados com intervenções os altos do Amparo, da Rua do Cano, da Esperança, do Carvalho, da Rua da Horta e da Soledade. As ações também vão ocorrer nos altos do Nerival, do Cacau, da Capela, da Gamboa, do Santa Inês, do São João e no Alto do Formoso e em pontos do Bairro do Teotônio Vilela.
Obras em andamento – Antes da liberação desta verba, o prefeito Jabes Ribeiro determinou a realização de obras no alto da Esperança (recuperação de escadarias e das redes de drenagem pluvial, a Rua 2, e com a recuperação de acessos e alvenaria de contenção, as ruas 8 e 10); Avenida Ubaitaba, a recuperação do passeio e a construção de alvenaria de contenção já foram concluídas; o trabalho também prossegue nos altos Belmonte, com a execução de alvenaria de ‘Rip Rap’ (sacos preenchidos com solo-cimento), Soledade, com contenção de encostas; Bela Visão, com contenção de encostas e recuperação de acessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário