quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Programa Viva o Morro mantém obras de infraestrutura em diversos altos de Ilhéus


Obras de contenção de encostas, rede de drenagem pluvial e recuperação de acessos, passeios e escadarias beneficiam moradores dos altos da Esperança, Soledade, do Carvalho, da Conquista e dos Carilos.
Estão em andamento em Ilhéus as obras desenvolvidas no conjunto do Programa Viva o Morro, trabalho que beneficia vários altos da cidade com intervenções diversas, a exemplo de contenção de encostas, rede de drenagem pluvial e recuperação de acessos, passeios e escadarias. As obras, que contribuirão para melhorar o dia a dia de milhares de pessoas, estão sendo executadas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com o governo Federal.

De acordo com o superintendente de Obras da Sedur, Ednaldo Azevedo, no Alto da Esperança o trabalho encontra-se bastante avançado. Na Rua 2, toda a escadaria já foi recuperada, foram realizadas três pequenas contenções de encostas e estão em execução a construção das calhas das laterais e a recuperação da caixa de passagem. Nas ruas 8 e 10 foram edificadas obras de contenção, pavimentação de vias e está em andamento a elevação do guarda-corpo das escadarias. Toda a alvenaria da Avenida Ubaitaba foi concluída.
Já no Alto da Soledade três alvenarias estão prontas e se encontram em fase final a estruturação do talude e a recuperação dos acessos. Outro local contemplado com obras de infraestrutura é o Alto do Carvalho. A Sedur fez uma operação de solo grampeado, que é a técnica de reforço de solos em que se empregam inclusões semirrígidas denominadas grampos, já realizou a terraplenagem, faltando a conclusão do talude.
A secretaria também já finalizou a alvenaria de pedra na Rua Pedro Calmon, do Alto da Conquista, e está com cerca de 42% da pavimentação, com placas de concreto, da Rua D, do Alto dos Carilos, concluída. As intervenções no local também incluem pequenas contenções e a recuperação da rede de drenagem. Ainda, o órgão está executando a construção de escadarias, alvenarias de contenção e a recuperação da rede de drenagem pluvial no Alto da Tapera.
Viva o Morro - O Viva o Morro foi implantado inicialmente durante a primeira gestão do prefeito Jabes Ribeiro. O programa prevê a execução, nas partes altas de Ilhéus, de uma série de intervenções, a exemplo de saneamento básico, pavimentação, urbanização, iluminação e contenção de encostas, entre várias outras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário