segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Pronto Socorro do Hospital São José volta a atender


A solenidade de reinauguração contou com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, e dos deputados federais Antonio Brito e Geraldo Simões. O pronto socorro começa a funcionar para o público nesta sexta-feira, a partir das 14 horas.
O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, Eusínio Lavigne Gesteira, reinaugurou nesta sexta-feira, dia 8, a Unidade de Urgência e Emergência do Hospital São José, que passou por obras de reforma e ampliação. A solenidade, realizada pela manhã, integrou as comemorações pelo centenário da instituição, contou com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, do vice e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá) e do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla. As intervenções foram festejadas por diversos representantes da comunidade, já que a unidade beneficia o atendimento público da saúde no Município.

O pronto socorro, que começou a atender o público a partir desta sexta-feira, a partir das 14 horas, foi totalmente reformado e ampliado com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços, aumentando a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a Prefeitura de Ilhéus. A obra contou com o patrocínio da empresa Bahia Mineração (Bamin) e parte do mobiliário foi doada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Agora, são dois consultórios médicos para atendimento aos usuários do SUS e um consultório para os pacientes que possuem convênio de planos de saúde.
A Unidade de Urgência passa a contar com uma sala específica de parada cardio-respiratória e uma mini Unidade Intensiva (UI), com dois leitos, sala de farmácia, posto de enfermagem e enfermaria de observação. Segundo a consultora técnica da Santa Casa, enfermeira Marleide Figueiredo, o perfil da unidade é de urgência e emergência clínica para adultos. “Ainda não poderemos atender crianças nem emergência cirúrgica”, alertou.
Participaram também da solenidade, o secretário municipal de Saúde, José Antonio Ocké, os deputados federais Antônio Brito - membro da Frente Parlamentar de Defesa das Santas Casas de Misericórdia do Brasil - e Geraldo Simões, além dos deputados estaduais Ângela Souza e José de Arimateia, o presidente da Câmara Municipal, Josevaldo Machado e os vereadores Luiz Carlos Escuta e Nerival Reis, o presidente da Bamin, José Francisco Viveiros, o gerente geral da empresa, Aildo Mendes, o provedor da Santa Casa de Itabuna, Eric Ettinger, a diretora da 6ª Dires, Sonilda Melo, os presidentes da Bahiagás, Davidson Magalhães, da Unimed, Antonio Carlos Rabat, e do Conselho Municipal de Saúde, Fred Santos, entre outras autoridades.
Homenagens – Na oportunidade, o provedor Eusínio Gesteira entregou placas de Amigo da Santa Casa ao prefeito Jabes Ribeiro, ao deputado federal Antonio Britto, à deputada estadual Ângela Sousa, ao secretário municipal de Saúde, José Antonio Ocké, e ao secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla. A nova unidade de pronto atendimento possui espaços que homenageiam os saudosos ex-provedor José Lourenço da Fonseca, o ex-médico plantonista Sérgio Bahia e a Irmã Eulália, uma das fundadoras da Instituição.Segundo o provedor, as obras fazem parte da reestruturação do Hospital São José, que passava por séria crise há alguns anos. Há três meses foi reinaugurou a reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e adquirido um tomógrafo, de última geração. A próxima obra a beneficiar a Santa Casa será a construção do Centro de Parto Normal da Maternidade Santa Helena, mediante parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Ilhéus e Bahia Mineração (Bamin).

Nenhum comentário:

Postar um comentário