quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Tudo pronto para a Cavalgada de Magali


Na próxima sexta-feira, dia 15, ilheenses e turistas participarão de um evento que reúne ecoturismo e resgate histórico. 150 pessoas já confirmaram participação, mas ainda é possível adquirir a camisa para o avento. 
Cento e cinquenta pessoas já confirmaram participação na Cavalgada de Magali, evento que ocorre nesta sexta-feira, dia 15 de Novembro, feriado nacional em comemoração à Proclamação da República. Além de estimular o ecoturismo, o objetivo do evento é contribuir para o resgate histórico de Ilhéus. Interessados em participar da cavalgada ainda podem efetuar a inscrição no Parque de Exposições, nas imediações da Praia dos Milionários,na Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), localizada no Bairro Nova Brasília, na Secretaria de Agricultura e Pesca (Seagri), sediada no Terminal Pesqueiro de Ilhéus, e na Casa Rosada, no centro da cidade.

As atividades estão previstas para começar às 8 horas, na Praça do Banco da Vitória. Durante a concentração, haverá a promoção de atividades culturais variadas, como apresentação de grupos afros e a narração da história de Sebastião Magali, o brasileiro que, voltando de Nova York, chegou ao município em 1907, com um grupo de amigos, afirmando que era artista de circo. Em seguida, cavaleiros e amazonas sairão em destino ao Parque de Exposições, na zona sul, passando pelos distritos de Maria Jape, Rio de Engenho, Santo Antônio e Couto, roteiro que permitirá a contemplação de áreas bucólicas que compõem a paisagem ilheense. 
Para quem optar por não ir a cavalo, durante o evento será realizada uma caminhada com o mesmo destino – a primeira Cavalgada Ecológica da República. Na chegada ao Parque de Exposições será oferecido um churrasco, que contará com as apresentações da banda Mansão do Cavalo e do cantor Márcio Santos. A festa incluirá, ainda, premiações para as amazonas mais nova e mais velha, os cavaleiros mais novo e mais velho, a amazona e o cavaleiro mais animados e o cavalo melhor ornamentado.
Mais detalhes da programação e outras informações sobre as inscrições podem ser obtidos pelo telefone da Maramata (3632-3698), no período das 7h30 às 17 horas. A cavalgada é uma realização da Maramata em pareceria com a Seagri.
Magali - Sebastião Magali foi um brasileiro que, retornando ao Brasil, desembarcou em Ilhéus no dia 22 de novembro de 1907, procedente de Nova York. Na oportunidade, ele chegou com mais nove companheiros, que se instalaram na vila, afirmando, no início, que eram artistas circenses. Entretanto, o grupo logo despertou a desconfiança dos nativos em função de não possuir equipamentos de circo. Após confessarem que escondiam a verdade, os forasteiros apressaram a viagem de volta, comprando animais de carga e de montaria com a promessa de pagá-los no dia 26 daquele mês.
Desconfiado, na véspera do dia acertado, um dos vendedores, Prezilino Azevedo, foi cobrar o pagamento e, ao perceber que os estrangeiros encontravam-se armados, comunicou o fato ao delegado de polícia. De volta ao encontro do grupo, Azevedo e os policiais encontraram com Magali e os demais integrantes do bando, que trajavam uniformes do exército americano. A história relata que, nesse momento, o grupo de Sebastião Magali invadiu a Praça Municipal, gritando ‘Este é o circo!’ e atirando para todos os lados. A população entrou em pânico e juntou-se aos policiais contra o bando, cujos componentes terminaram sendo mortos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário