quarta-feira, 6 de novembro de 2013

UESC sediou reunião do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação

A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC sediou o encontro do segmento das estaduais e municipais do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação– Foprop, do Diretório Regional Nordeste. Os Pró-Reitores estiveram reunidos no Salão Jequitibá II, do hotel Praia do Sol em Ilhéus.
A palestra de abertura do evento foi apresentada pelo reitor da UNESP, Marcos Macari, sobre “A importância da autonomia para as Universidade Estaduais e Municipais brasileiras”. Em seguida a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, Adélia Pinheiro, discorreu sobre “O papel da Abruem na agenda do ensino superior brasileiro”. 
A reitora Adélia Pinheiro frisou que “as universidades hoje se deparam com uma série de questionamentos e exigências quanto ao seu papel social e quanto ao seu desempenho institucional, face ao progressivo desenvolvimento e disseminação de comunicação e informação. Nesse contexto, a Abruem, através das suas ações, tem consciência que o papel da universidade passa por grandes transformações. Diante dos inúmeros desafios impostos às IES ou que a elas se impõem, e que muitas vezes as instituições não estão preparadas ou em condições de responder, sozinhas, tais desafios."
De acordo com a pro - reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC, Elída Paulina Ferreira, "os pró-reitores discutiram estratégias de colaboração no enfrentamento dos desafios que se colocam para o segmento no cenário da expansão do sistema nacional de pós-graduação brasileiro. As universidades estaduais e municipais cumprem atualmente um importante papel na interiorização da pós-graduação brasileira, reduzindo as assimetrias do sistema".
A programação contou, também, com mesa redonda "A Pós-Graduação brasileira com ênfase nas universidades estaduais e municipais" com as palestras do professor Mauro Ravagnani e das professoras Adelaide Faljoni e Maysa Furlan e a palestra do reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia(UFSBA), Naomar Monteiro de Almeida Filho, "Interdisciplinaridaded:desafios e perspectivas", debates e trabalhos em grupo.
Ao final do encontro dos Pró-reitores foi elaborada uma carta com as propostas apontando sugestões e metas para o segmento, principalmente sobre a mobilidade dos pesquisadores e a internacionalização da Pesquisa e da Pós-Graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário