terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Empresários apresentam projetos do setor turístico ao prefeito de Ilhéus


Para Jabes Ribeiro os investimentos previstos não apenas vão alavancar o desenvolvimento do turismo, mas acrescentarão ao conceito residencial da cidade um olhar especial para outros valores naturais distintos da zona das praias.
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, reuniu-se com grupos empresariais do setor turístico, na última sexta-feira, dia 13, em Salvador, que lhe apresentaram propostas para ser implantados no município. Representantes do TXAI Resorts apresentaram o projeto Nossa Senhora da Vitória, que objetiva implantar, numa área de aproximadamente 73 hectares (730 mil metros quadrados), um hotel com 40 unidades habitacionais e mais 167 habitações, sendo 75 bangalôs e outras 92 residências. A área, cortada pela BA 004, possui 221.641 metros quadrados entre a estrada e o mar e o projeto já possui licença de localização (ou licença prévia), emitida pelo Governo do Estado.
Para Jabes Ribeiro os investimentos previstos não apenas vão alavancar o desenvolvimento do turismo, mas acrescentarão ao conceito residencial da cidade um olhar especial para outros valores naturais distintos da zona das praias. “É de suma importância reconhecer que um atrativo natural como a Mata Atlântica é um diferencial de qualidade de vida para investimentos residenciais classe ‘A’, mudando o foco para parte da zona rural, com a característica de oferecer a cabruca regional, sob a ótica de valor imobiliário agregado. A sustentabilidade, de forma natural, soma a nosso favor, concretamente. Isto pode ser uma grande saída econômica para a Costa do Cacau, uma exclusividade formidável”, finalizou motivado.
Um outro projeto, denominado Rosário Complexo Multifuncional, esta previsto para a área da Fazenda Rosário, na estrada Ilhéus-Sambaituba. Na propriedade, serão instalados 360 lotes residenciais com área média de 630 metros quadrados e mais 10 lotes multifuncionais, com área média de 2 mil metros quadrados, para hotéis, comércio e serviços. Embora a fazenda possua mais de 200 hectares (dois milhões de metros quadrados), apenas 47 (470 mil metros quadrados) serão ocupados pelo empreendimento, permanecendo a área remanescente conservada como está hoje.
Na oportunidade, a engenheira civil Ana Maria Rocha Mota, do grupo Develop Brasil, apresentou ao prefeito as novas propostas do grupo previstas para Ilhéus. Segundo a profissional, o quadro de recuperação da economia mundial já verificada, embora timidamente, nos Estados Unidos e Europa, sinaliza para um bom momento econômico nos próximos três anos. Outro fator que está estimulando os empreendedores são os projetos de desenvolvimento que beneficiarão Ilhéus e região, como Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Para ela, a localização privilegiada do Rosário Complexo Multifuncional, na zona norte e a dez quilômetros do centro da cidade, pode colocar os executivos bem próximos ao local de trabalho. 
Ao tomar conhecimento do roteiro turístico ‘Estrada do Cacau e do Chocolate’, a engenheira afirmou que é muito grande a potencialidade da região. “Essa região é fantástica, o verde exuberante da Mata Atlântica e essa riqueza em recursos hídricos são impressionantes”, concluiu Ana Mota, declarando sua paixão pelo “magnífico” Rio Almada, que margeia a área.
O prefeito Jabes Ribeiro recebeu as notícias com atenção e durante essa fase designou o secretário municipal do turismo, Alcides Kruschewsky para interlocução necessária com o governo municipal, até a fase do Planejamento. A audiência contou com as presenças do presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Marco Lessa, do diretor geral da Biofábrica, Henrique Almeida, e do dirigente da Associação dos Produtores de Cacau (APC), Guilherme Galvão. Também estiveram presentes a Sra. Maria Tereza Lavigne Barreto e o Sr. Antônio Lavigne Neto, proprietários da Fazenda Rosário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário