quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MEC mantém conceito de avaliação da Faculdade Madre Thaís

A Faculdade Madre Thaís - FMT manteve, pelo terceiro ano consecutivo, o conceito 3 (bom), no Índice Geral de Cursos (IGC) do Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do MEC - Ministério da Educação (http://www.fucape.br//), vale lembrar que o conceito máximo é 5. Para o MEC, os cursos que ficaram com conceitos a partir de 3 atendem aos critérios de qualidade exigidos por este órgão federal. 
Para a diretora acadêmica da FMT, a pedagoga Tatiana Almeida Rocha Barcelos, "os atuais índices de avaliação junto ao MEC, nos colocam na posição privilegiada no Sul e Extremo Sul da Bahia. É resultado de um trabalho sério e comprometido com a qualidade na formação superior, de comprometimento de todo corpo docente. Tudo isso se reflete no aumento da procura de transferências externas e na formação de turmas expressivas, em todos os cursos. Ter um índice bom é excelente para o aluno, para o professor e demais colaboradores da Instituição."
- " Atualmente são seis cursos autorizados, sendo dois já reconhecidos pelo Ministério da Educação (Enfermagem e Administração) e Engenheira Civil, que vai iniciar a sua primeira turma em 2014. Atualmente temos mais quatro cursos protocolados no Mec. Uma das coisas que nos anima muito é que a Faculdade Madre Thaís está mantendo um índice de avaliação muito positivo junto ao MEC, o que possibilita e muito a vinda de mais cursos. Na pós-graduação temos quatro cursos com turmas ativas: três na área de saúde e um na área de educação. Estamos intensificando a oferta de cursos de extensão, como forma de fortalecer os laços da faculdade com a comunidade." frisa a diretora. 
O IGC
O IGC (Índice Geral de Cursos) é um indicador utilizado pelo MEC com pontuação variável de 1 a 5, expresso em conceitos. Trata-se do resultado da média ponderada do CPC (Conceito Preliminar de Curso), que avalia os cursos de graduação e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o Enade, que mede o desempenho dos alunos.
De acordo com o Inep, o resultado é baseado em indicadores de cursos de faculdades, universidades e centros universitários. A análise leva em consideração pontos como condições de ensino, instalações físicas, projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Enade. Os reprovados no Índice Geral de Cursos (IGC) e Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avaliam a instituição e os cursos, respectivamente, podem ter a atividade suspensa. As instituições que obtiveram notas abaixo de 3 têm o ensino considerado ruim, segundo instituição.

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