quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Profissionais de comunicação foram recebidos pela reitora da UESC


Cerca de 20 profissionais de comunicação da região Sul da Bahia foram recebidos, nesta terça-feira (10), na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, pela reitora professora Dra. Adélia Pinheiro, vice-Reitor, professor Dr. Evandro Sena Freire, pro-reitor de Graduação, prof. Elias Guimarães e de Pós-Graduação profa. Élida Ferreira.
A Reitora destacou o seu interesse, refletindo a vontade da comunidade acadêmica, em manter tais encontros pelo menos uma vez por ano. Em 2012 foi realizado também em dezembro. Estiveram presentes profissionais de comunicação que atuam em emissoras de rádio, em jornais e em mídias sociais. 
Reunidos no auditório do 5º andar do Edifício José Haroldo Castro Vieira, no Campus Soane Nazaré de Andrade, em Ilhéus, a professora Adélia Pinheiro reafirmou que “a Universidade está aberta àqueles que, no dia a dia dos seus veículos de comunicação, através das suas informações divulgadas formam opinião e, sobretudo, possibilitam à sociedade fazer uso de ferramentas que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas e dos espaços a que estão integrados.
A reitora da UESC discorreu sobre a estrutura acadêmica e administrativa da instituição, metas alcançadas ao longo de 2013, outras projetadas a curto e médio prazo bem como as ações de desenvolvimento. Falou sobre a interação da UESC com a comunidade regional através da Extensão, que tem atualmente cerca de 200 projetos em vários municípios da sua área de abrangência, isso, sem perder de vista a razão de ser da Universidade que é o ensino aliado à pesquisa para a formação de recursos humanos capacitados para inferir no desenvolvimento desta região. Depois de responder as perguntas dos profissionais, ela os convidou a participaram de um coffe break e foram levados a conhecer o Centro de Microscopia Eletrônica -CME da UESC.
O CME foi inaugurado em 2007 e os seus equipamentos de microscopia eletrônica e fotônica e microanálise estão abertos a instituições de ensino e pesquisa e a empresas, além de estudantes de mestrado, doutorado e iniciação científica, evidenciando seu caráter multiusuário e multidisciplinar.
Nele são preparados materiais e amostras biológicas tais como: fixação, inclusão, metalização, secagem por aparelho de ponto crítico, cortes semifino e ultrafino. Também, obtenção de imagens ao microscópio eletrônico de transmissão e de varredura e aos microscópios fotônicos, bem como, microanálise por meio de raios X (EDX) ao MEV. Aos profissionais de imprensa a Editus, Editora da Universidade entregou um kit com livros (editados e impressos na UESC), jornais e blocos para anotações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário