sexta-feira, 26 de abril de 2013

Deputado Antonio Brito discute reestruturação da Santa Casa de Misericórdia em Ilhéus

O presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, deputado federal Antonio Brito, esteve nesta sexta-feira, 26, em Ilhéus, para discutir o processo de reestruturação e modernização da Santa Casa de Misericórdia, que mantém o Hospital São José e a Maternidade Santa Helena. Brito se reuniu com a secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, e em seguida visitou a Santa Casa, onde conversou com o provedor Eusínio Lavigne Gesteira e com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde.
O deputado considerou positiva a parceria entre os governos municipal, estadual e federal para a recuperação e ampliação da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus com o objetivo de melhorar a capacidade de atendimento à população. Nesse sentido, o município está regularizando o repasse de recursos para o funcionamento do hospital e da maternidade, além de ter intermediado a doação de equipamentos, por parte do Governo do Estado, para reestruturar o pronto socorro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

primeira etapa do hospital de referencia será inaugurada em novembro



Ilhéus vai ter hospital maternidade de referência, será um dos mais bem equipados da Bahia. Segundo o consórcio responsável pelo empreendimento o novo hospital terá 197 leitos, Unidade de Tratamento Intensivo, laboratórios, e equipamentos de para procedimentos de alta complexidade
O hospital ficará no prédio e espaço onde funcionava a Maternidade Santa Isabel, no bairro da Cidade Nova. As obras de reforma e ampliação estão sendo realizadas e a previsão para inauguração da primeira etapa é no mês de novembro




Jane Hilda no Museu Da Piedade, na Casa De Cultura Sá Barreto, no Joquey Club De São Paulo, e no seu ateliê

Sob a curadoria de Anarleide Menezes, cerca de vinte (20) pinturas da artista plástica Jane Hilda Badaró- de fases distintas do seu processo criativo - podem ser vistas de 20 de abril a 20 de maio, no Museu da Piedade, situado no Convento gótico das Freiras Ursulinas - datado de 1916. O Museu tem a missão de contribuir para a valorização da história da Região Sul da Bahia, promover a Consolidação da memória social, ser instrumento de acesso a bens culturais para a comunidade local, além de ser importante pólo de visitação turística de Ilhéus, pela sua bela arquitetura. 

Cacau deverá ter Preço Mínimo ainda em 2013


A Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) é considerada pelos especialistas como instrumento importante para a produção agrícola. Já que, o preço mínimo é uma imposição governamental ou de grupos privados, através de regulações ou impostos, que tem como fim o estabelecimento de uma remuneração mínima a uma mercadoria qualquer. Para um preço mínimo ser eficaz, ele obrigatoriamente deve ser maior do que o preço de equilíbrio do mercado.
Aplicar a PGPM no cacau necessitará de um estudo eficaz e eficiente, uma vez que o cultivo apresenta um diversificado modelo de produção. O modelo da Produção de cacau cabruca é diferente do modelo de ferti-irrigado, também diferente do modelo de produção a pleno sol. É necessário verificar a produtividade em cada um dos modelos, bem como os seus custos, para assim, identificar um preço mínimo que adeque a todas as práticas.

Congresso Norte-Nordeste discutirá Políticas Públicas para micro e pequenos negócios




Evento acontece nos dias 13 e 14 de maio, na UESC, em Ilhéus, com a presença de especialistas e gestores públicos
Com o segredo de receitas tradicionais e um sabor de atualidade na apresentação visual e variedade dos produtos, o empreendimento ‘Empadinhas da Vovó’ é um exemplo de sucesso no segmento da gastronomia, em Itabuna. O responsável pela iniciativa, que há nove anos atende ao paladar de consumidores exigentes, é o empreendedor individual Auri Azevedo. Para expandir o negócio, garantindo sua sobrevivência no mercado, ele foi além das saborosas empadas, criando cardápios completos para outras refeições, além do lanche.
O negócio tem um ponto de venda em local estratégico no centro do comércio, na Avenida Cinquentenário, para venda de café da manhã, caldos, sopas e café da noite, de segunda a sexta-feira, em horário comercial e aos sábados e domingos pela manhã. O empreendedor também fez parceria com um hotel para a terceirização do café da manhã para hóspedes e clientes em geral.
Mas não foi só pela atitude empreendedora que ele conseguiu crescer. O empreendedor foi buscar conhecimento técnico em gestão, nas edições do Congresso Norte Nordeste da Pequena Empresa e do Empreendedor Individual. Este ano o evento, que tem apoio do Sebrae, chega à sua quarta edição, nos dias 13 e 14 de maio, no auditório Paulo Souto, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus.

Jamil Ocké debate política de assistência social em evento nacional

O secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Jamil Ocké, participou do XV Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), realizado no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo, entre os últimos dias 22 e 24. Durante o encontro, foram analisadas as propostas e discussões realizadas nos encontros regionais, principalmente, na temática da articulação entre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e as demais políticas públicas de desenvolvimento regional.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Nova carga de cacau chega ao Porto de Ilhéus


Nova carga de cacau  oriunda de Gana, com mais de 3 mil toneladas de amêndoas chegou ao Porto do Malhado em Ilhéus. De acordo com a CODEBA - Companhia das Docas do Estado da Bahia, que administra o Porto, a carga ainda não foi liberada para descarga, pois não passou por todos os tramites legais e comuns em caso de importação. A carga é destinada a Nestlé. 

Núcleo da Dança apresenta fragmentos do espetáculo "Filmes e Musicais"


A Academia Núcleo da Dança será uma das principais atrações na abertura do Projeto Abril Para Dança, nesta quinta-feira (18), às 18 horas, na Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura em homenagem ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. 
As coreografias serão montadas com base em fragmentos do espetáculo "Filmes e Musicais" apresentado no Teatro Municipal de Ilhéus em dezembro último. O espetáculo tem a direção e produção geral das professoras e bailarinas Isabella e Luciana Kruschewsky. A proposta das professoras é através da dança, ballet clássico, jazz e dança de salão, mostrar coreografias produzidas para os grandes clássicos do cinema. 
O espetáculo terá a alegria que caracteriza o trabalho das professoras da Academia Núcleo da Dança. As coreografias do ballet estão por conta da sutiliza lúdica de Isabella Kruschewsky . O Jazz terá a criatividade cênica de Luciana Kruschewsky, enquanto a dança de salão fica sob a responsabilidade da alegria de Bianca Lavigne. Os figurinos trazem o colorido Tânia Agra (Rio de Janeiro) e Luciana Kruschewsky. 
Dia Mundial da Dança 
O Dia Internacional ou Dia Mundial da Dança foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança -CID, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO em 1982. A data, 29 de abril, ainda é desconhecida para muitos e só nos últimos começou a ser lembrada no Brasil. Entanto, cada vez mais artistas e profissionais da área se conscientizam da importância em comemorar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, de sua importância e das suas demandas. 
A UNESCO escolheu para o Dia Internacional da Dança, 29 de abril, por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Noverre ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança em seu tempo e enfrentou vários problemas. A sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Jean-Georges Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”. 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Carreata deu início aos festejos de São Jorge, padroeiro de Ilhéus

Dezenas de automóveis integraram a grande carreata realizada na tarde de domingo, dia 14, pelas principais ruas e avenidas de Ilhéus, que marcou a abertura da programação comemorativa do transcurso do Dia de São Jorge, padroeiro da cidade e também da Diocese, no próximo dia 23. O cortejo teve início por volta das 16h30min, saindo da Praça Rui Barbosa, onde está localizada a Igreja Matriz de São Jorge, seguiu pela Avenida Soares Lopes em direção ao bairro do Malhado, depois a Barra e o Iguape, de onde retornou para a avenida Esperança e avenida Itabuna. 
A carreata teve à frente a imagem de São Jorge, protegida por uma cápsula de vidro, que foi saudada pelos fieis e devotos ao longo de todo o percurso. Logo após o cortejo, o padre Edmílson Vivas celebrou missa de abertura da novena, na igreja matriz, no centro histórico da cidade. O padre destacou a importância do evento este ano, quando também se comemora o primeiro centenário da Diocese de Ilhéus. 

Inscrições para professor substituto do município até esta terça-feira, 16

As inscrições para o processo seletivo para professor substituto do município de Ilhéus ocorrem até esta terça-feira, 16. São 158 vagas para profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Intérprete de Libras. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) – Av. Soares Lopes, nº 840, Centro, Ilhéus –no período das 9 às 11h30 e das 14 às 17h30.
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar o currículo vitae, devidamente comprovado, inclusive experiência em docência; ficha de inscrição, disponível no anexo único do edital Nº 01, de 11/04/13, no site www.ioe.org.br/prefeitura/ilheus, preenchida e assinada; diploma ou certificado de licenciatura em curso de Pedagogia ou Normal Superior para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e EJA e graduação em áreas afins à educação ou Ensino Médio Completo. Os candidatos à vaga de Intérprete de Libras devem apresentar o certificado de habilidade específica para ocupar o cargo. As inscrições também podem ser realizadas por meio de procuração pública. A entrega dos documentos só será aceita no ato da inscrição.

Vestibular de Odontologia da Faculdade de Ilhéus faz inscrições até o dia 18


Fábio Silveira de Souza coordenador do Curso
As inscrições para o primeiro vestibular do bacharelado emOdontologia da Faculdade de Ilhéus ficam abertas até 18 de abril. O exame será realizado no próximo dia 21, entre as 8 e 12 horas, na sede da instituição, localizada rodovia Ilhéus-Olivença,km 2,5, bairro São Francisco. Segundo informações da diretoria acadêmica da Faculdade,o semestre letivo do novo curso terá início no dia 2 maio. 
Os interessados podem inscrever-se na secretaria da Faculdade,neste sábado, das 8 às 12 horas, de segunda a quinta-feira, das 8 às 21 horas,e também da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), no centro da cidade, no horário comercial,ou diretamente no site www.faculdadedeilheus.com.br. O valor da taxa de inscrição é de 50 reais. O cursode Odontologia é o primeiro a ser autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) para uma instituição da região Sul da Bahia.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Prefeito pede recuperação de ruas ao presidente da Coelba

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, esteve em audiência, esta semana, com o presidente da Coelba, Moisés Afonso Sales Filho, a quem solicitou o empenho da empresa para a recuperação da pavimentação das ruas da cidade onde a Coelba está realizando obras de expansão da rede de energia elétrica. A reunião aconteceu em Salvador, na sede da Coelba, e contou com a participação do deputado federal João Leão (PP). 
Segundo o prefeito, a falta de recomposição da pavimentação asfáltica tem gerado problemas para a comunidade, principalmente nas vias de maior fluxo de tráfego. Na oportunidade, o prefeito pediu também a colaboração da empresa no sentido de disponibilizar o cadastro de contas da cidade a fim de realizar auditoria para identificar gastos com energia elétrica que são lançados para débito da Prefeitura. 

Especialização em Enfermagem Obstétrica é o novo curso da Faculdade Madre Thaís

Especialização em Enfermagem Obstétrica é o novo curso que a Faculdade Madre Thaís - FMT passa a oferecer ampliando a sua oferta de cursos de pós-graduação na área de saúde. EStão sendo disponibilizadas 30 vagas e os interessados devem procurar a Coordenação de Pós – Graduação da Faculdade na Avenida Itabuna, nº. 1491, Gabriela - Center – 2º andar sala nº 201 Ilhéus-Bahia, ou através dos . Fones: (73) 3222-2330/3222-2331/3222-2334 a partir das 14 horas ou através do e-mail: posfmt@gmail.com
Para a diretora acadêmica da FMT, Profª/MsC, Tatiana Almeida Rocha Barcelos " o Cursos de Especialização vem atender a uma demanda profissional interessada em se qualificar como enfermeiros obstetras. A matriz curricular contempla aulas teóricas e práticas. Os conteúdos que serão oferecidos durante o curso, têm como referência a atual política de saúde reprodutiva adotada pelo Ministério da Saúde, que através da Rede Cegonha propõe um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança, mediante a atenção humanizada a gravidez, parto e puerpério, além da atenção a saúde da criança com qualidade e resolutividade." 
A Faculdade Madre Thaís oferece, também, área da saúde, com previsão de início imediato, os cursos de Especialização em Saúde Pública: habilitação sanitarista (10ª Turma), Enfermagem em Emergência (7ª Turma) e Enfermagem do Trabalho (3ª Turma).

Secretário debateu na Câmara as modificações para o trânsito

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus, Isaac Albagli, acompanhado pelo Superintendente de Transporte e Trânsito, Eliezer Ribeiro, participou de sessão especial na Câmara de Vereadores, na quarta-feira, 10, convocada para debater a organização do trânsito e a mobilidade urbana, em virtude da aprovação do requerimento 017/2013. Também participaram representantes das associações de moradores dos bairros Hernani Sá e Sapetinga, o chefe de Operações no Trânsito, Valério Bomfim, agentes de trânsito e outros servidores municipais da Sutran, além da comunidade em geral.
O ponto alto das discussões foi a intervenção realizada no trânsito nas principais ruas e avenidas do Pontal, sobretudo as mudanças ocorridas na Avenida Lomanto Júnior, no sentido Zona Sul-Centro, onde foi criado um corredor exclusivo para ônibus, vans escolares, táxis e motos. O secretário Isaac Albagli afirmou que a medida foi salutar, pois beneficia a maioria das pessoas e incentiva o uso do transporte público, como comprovado por dados do Sistema Inteligente de Transporte (SIT), que demonstram o aumento de 22 mil para 25 mil passageiros por dia, na Zona Sul. Ele ponderou que no início a alteração não foi bem aceita, mas após o período de adaptação, os motoristas perceberam a melhoria no fluxo do tráfego, e que o resultado da pesquisa de opinião pública realizada pela empresa MHF Consultoria, em agosto, legitimou essa opinião.

Central de Relacionamento Sebrae investe em novos serviços para ampliar comunicação com público

Só em 2012, foram realizados mais de 50 mil atendimentos pela Central, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
Facilitar a comunicação entre o público e o Sebrae. Este é o principal objetivo Central de Relacionamento Sebrae, em operação desde o dia 20 de janeiro de 2009. Por meio do número 0800 570 0800, a instituição estabeleceu uma linha direta com todas as regiões da Bahia, que proporciona orientação empresarial e informa e esclarece dúvidas sobre produtos e serviços. Para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento ao cliente, em 2013, a Central está investindo na oferta de serviços como e-mail marketing, SMS e web chat.

Ilhéus festeja padroeiro São Jorge de 14 a 23 deste mês

Uma grande carreata, que percorrerá as principais ruas e avenidas de Ilhéus, marcará a abertura da programação da Festa de São Jorge, padroeiro da cidade e da Diocese, no próximo domingo, dia 14, saindo às 16 horas, da praça Rui Barbosa, localizada nas proximidades da Igreja Matriz de São Jorge. Segundo o padre Edmílson Vivas, pároco da Catedral de São Sebastião, o ponto alto do evento, que este ano integra a programação comemorativa dos 100 anos da Diocese de Ilhéus, acontecerá mais uma vez no feriado municipal do dia 23 de abril, quando tradicionalmente a comunidade católica homenageia um dos padroeiros do município.
Com uma programação especial, que se iniciará por volta da meia-noite com uma grande queima de fogos, o dia 23 de abril também será marcado por missa, às 7 da manhã, com animação do grupo de Canto do Outeiro; missa solene presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mauro Montagnoli e concelebrada pelos padres da Diocese de Ilhéus, às 9h30min e caminhada de Fé, com benção do Santíssimo Sacramento, às 16h30min. As missas acontecerão na Igreja Matriz de São Jorge, localizada na rua Conselheiro Dantas, centro da cidade, e um dos principais ícones religiosos da cidade.
Este ano, o tema central do novenário da Festa de São Jorge é“Jubileu da Diocese de Ilhéus, Cem Anos de História à Luz da Fé no Deus Uno e Trino”. Durante os nove dias, 14 a 22, a programação terá sempre início a partir das 19 horas, com discussão de diversos sub-temas e presença de grupos, entidades e convidados, além da animação de um grupo musical. O padre Edmílson Vivas chama atenção para o fato de que as comemorações reunirão representantes de todas as zonais e paróquias que compõem a Diocese de Ilhéus.

Saúde e Meio Ambiente é o tema do II Workshop em Biologia e Biotecnologia de Micro-organismos

O Programa de Pós-Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos – Mestrado e Doutorado Acadêmico - PPGBBM, oferecido na UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, realiza nos dias de 22 a 24 de maio o II Workshop em Biologia e Biotecnologia de Micro-organismos - WBBM, com o tema “Saúde e Meio Ambiente”.
O evento com a coordenação dos professores/Drs Cristina Pungartnik e João Carlos Teixeira Dias tem como público alvo estudantes e profissionais da área de biotecnologia, saúde e meio ambiente.
O II WBBM vai contar com a participação de pesquisadores com renome nacional e internacional como Dra. Adriana Pardini Vicentini (Instituto Adolfo Lutz),Dr. Afonso Luís Barth (Hospital de Clínicas de Porto Alegre), Dra. Dominique Corinne Hermine Fischer (USP), Dr. Luiz Tadeu Moraes Figueiredo (CPV-FMRP-USP),Dra. Maria Fátima Grossi de Sá (CAPES), Dr. Rodrigo Correa de Oliveira (Fundação Oswaldo Cruz), além de outros.

Santa Casa de Itabuna presente em Conferência Internacional de Tecnologia da Informação para Saúde

Ocorreu recentemente em New Orleans, nos Estados Unidos, aquela que é considerada a maior conferência mundial sobre Tecnologia da Informação na área da saúde. Trata-se da HIMSS (Healthcare Information Management Systems and Society) 2013 - Anual Conference e Exhibition, evento que reuniu os maiores fornecedores de soluções e tecnologias na área de gerenciamento de informações dentro de ambientes hospitalares, clínicas de saúde, etc. A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna participou do evento a convite, onde esteve representada pelo gerente de Tecnologia da Informação, Helder Moraes de Almeida. 

Faculdade Madre Thaís pede ao MEC o reconhecimento do curso de Logística

A Faculdade Madre Thaís FMT protocolou no Ministério da Educação (MEC), o perdido de reconhecimento de mais um dos seus cursos. Desta vez é o curso de Logística. Esse é o único curso, na Região Sul da Bahia, já adequado ao novo projeto de desenvolvimento proposto para ser executado na Região nas próximas décadas. 
O reconhecimento é uma segunda etapa do processo de abertura de cursos. Primeiro, a instituição pede autorização do Ministério da Educação para iniciar a oferta de uma turma. O reconhecimento deve ser solicitado pela instituição de ensino superior quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas. 
O Curso de Tecnologia de Logística, da FMT, tem por objetivo formar profissionais capazes de planejar, colocar em operação e controlar as atividades de logística de uma empresa, utilizando as metodologias e tecnologias atualizadas de gestão e identificando oportunidades de redução de custos, aumento da qualidade dos serviços em geral e aumento da qualidade de cumprimento do prazo. 

Obras do centro de cultura e esportes do Nossa Senhora da Vitória estão em andamento


Estão em andamento as obras do Centro Educacional Unificado das Artes e do Esporte (CEU), antes denominado, Praça de Esporte e Cultura (PECs), no Bairro Nossa Senhora da Vitória. Já foram demarcadas as áreas da quadra coberta e dos blocos I e II, onde funcionarão o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e o espaço multiuso Cine Teatro Auditório, com 60 lugares. A praça, que tem um área total de 3 mil metros quadrados, também contará com as pistas de skate e de caminhada. 
Nesta semana, os secretários de Cultura, Paulo Atto, e de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, visitaram o local, com o objetivo de acompanhar o andamento das obras do novo espaço de cultura e lazer do município de Ilhéus. 
Segundo o secretário de cultura que também preside a comissão instituída pelo prefeito Jabes Ribeiro para acompanhar as obras e administrar as atividades no espaço, a Unidade Gestora Local (UGL), serão promovidos eventos e ações socioculturais e esportivas na praça voltadas para a mobilização social contínua da comunidade. Após a conclusão das obras, a comissão fará o planejamento das ações e a programação das atividades. 

Estudantes da UESC Arbitram em Panamericano de Triathlon


Vencida mais uma etapa para as Olimpíada e Paralimpíada - Rio 2016 
Quinze estudantes do Curso de Educação Física da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, dentro da proposta de formação ampliada, participaram do Campeonato Brasileiro Amador e Paratriathlon e Copa Panamericana de Triathlon que foi realizada na cidade de João Pessoa,(PB), nos dias 6 e 7 de abril. Os alunos participaram do curso para Árbitro Internacional oferecido pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBtri), e União Internacional de Triathlon ( ITU), e atuaram na arbitragem do Campeonato Brasileiro e da Pan Amarican Cup (Copa Panamericana) da modalidade. 
Coordenados pelo Professor do Curso de Educação Física, da UESC, Alberto Barretto Kruschewsky, os estudantes haviam participado de curso com certificação em International Technical Official (ITO) – Level I (Oficial Técnico Internacional - Nível I). O curso com a chancela da União Internacional de Triathlon ( ITU) e da Confederação Brasileira de Triathlon (CBtri), tem o objetivo de capacitar Oficiais Técnicos para o nível internacional visando aos Jogos Olímpicos Rio2016. "A atuação em uma competição internacional, como a de João Pessoa, significa a conclusão da certificação," explica Alberto Kruschewsky. 
Segundo o professor, além de atuar como árbitros das competições em João Pessoa, os estudantes exerceram também o papel de “handlers” (aqueles que ajudam cada um nas transições, ajudando com a roupa de borracha, próteses, capacetes ou mesmo locomoção desde a água).de paratriatletas recebendo elogios dos delegados da Panamericana de Triathlon, atletas e público.

Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos é elogiada pela Santa Casa de Ilhéus

A direção da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus parabeniza e agradece ao Deputado Antonio Brito, o apoio que o parlamentar tem dado aos problemas enfrentados pela instituição no momento da sua reestruturação financeira, administrativa e organizacional, através da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. 
Para o provedor Eusínio Lavigne Gesteira "a Santa Casa está sendo preparada para que se viabilize como uma instituição de prestação de 80% de serviços ao Sistema Único de Saúde(SUS) e que possa comemorar os seus cem anos de fundação de forma saudável, prestando atendimento a população de Ilhéus e municípios de sua região abrangente. 
A Santa Casa de Ilhéus, é mantenedora do Hospital São José, da Maternidade Santa Helena que se destacam pela oferta de serviços estratégicos de alta e média complexidade a população regional. Nesses momentos de dificuldades e ao longo do seu mandato o Deputado Antônio Brito tem tido uma atuação fundamental nas conquistas ocorridas.