sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Bairro Criativo em Ilhéus terá Festival Gastronômico com sabores “da mata ao mar”

A iniciativa vai acontecer no período de 12 a 22 de junho e integra um projeto construído pelos próprios moradores para transformar o Pontal no primeiro Bairro Criativo do interior da Bahia
Renata Smith - De representante comercial de uma montadora de computadores, no Pólo de Informática de Ilhéus, o dono de um badalado point de venda de petiscos, no bairro do Pontal, na zona sul da cidade, Ayone Badaró Filho, o Bada, deu uma guinada de 180 graus no seu cotidiano. Conhecido entre os amigos mais próximos como “bom de cozinha”, ele resolveu transformar a diversão de final de semana em negócio. Há sete meses, montou o Petiscos do Bada, com um menu de 21 diferentes opções de pratos de filé, codorna, picanha, moelas, carne do sol e até sardinha. O boteco tornou-se um dos locais favoritos para se bater um bom papo, tomar uma cerveja gelada e degustar os petiscos.
“Meus amigos mais chegados brincam. Dizem que o que eu fazia de graça para eles agora estou cobrando”, ri o empresário.O Petiscos do Bada é um dos primeiros estabelecimentos instalados na comunidade a confirmar presença no Festival Gastronômico de Ilhéus. A iniciativa vai acontecer no período de 12 a 22 de junho e integra um projeto construído pelos próprios moradores para transformar o Pontal no primeiro Bairro Criativo do interior da Bahia. O primeiro passo foi dado em dezembro do ano passado, com a realização de uma Feira de Integração e Arte, onde foram comercializados produtos confeccionados por artistas locais e apresentados espetáculos de arte, dança e literatura, mostrando a diversidade cultural da localidade. “O primeiro evento deu à comunidade a devida noção da sua capacidade de organizar e realizar um projeto de grande porte. Agora vamos dar um segundo passo”, afirma o ativista social e um dos idealizadores do projeto, Henrique Abobreira.
"Pensaram na I Edição da Feira Criativa e realizaram. Pensaram no Festival Gastronômico e ele já tem data. Estão pensando na segunda edição da feira e alguém tem dúvida que irá acontecer? A governança do Pontal Criativo é caso para prestarmos atenção e disseminarmos suas boas práticas", elogia a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, responsável pela elaboração do projeto e execução da primeira etapa.
Para ela, a proposta aprovada do Festival Gastronômico representa um projeto que ultrapassa os limites de um simples evento. “Decidimos que o Festival vai trabalhar, ainda, a questão da requalificação dos empreendimentos gastronômicos do bairro do Pontal. Isso significa dizer que vamos elaborar um plano de melhoria para cada estabelecimento participante, incluindo as áreas de gestão, tecnologia e acesso ao mercado. Estruturando melhor esses empreendimentos, estaremos fortalecendo a economia local, realidade essencial para a geração de emprego e renda”,concluiu.
Qualificação e Profissionalismo
É justamente nestes aspectos que Bada aposta. “A presença do Sebrae é um incentivo à parte”, comemora Henrique. O crescimento do Petiscos do Bada é acelerado antes mesmo de completar o seu primeiro ano. De segunda-feira a sexta-feira, o local funciona a partir das 18h e reúne em média 40 pessoas por noite. Mas, nos finais de semana, o público dobra e a preocupação do empreendedor é continuar a atender a demanda com a mesma qualidade de sempre. “Além disso tudo, um festival com a chancela do Sebrae serve como elemento de divulgação dos nossos produtos e terá a capacidade de consolidar o Pontal como um dos mais importantes points gastronômicos do sul da Bahia”, projeta.
Segundo informações colhidas pelo Balcão do Empreendedor junto ao Setor de Tributos da Prefeitura, o Pontal tem 26 restaurantes e botecos formalizados e mais 10 ainda na condição de informais. “A proposta é, nesta primeira versão do Festival, a gente reunir 40% deles”, projeta Henrique. Entretanto, antes mesmo do lançamento oficial, 14 deles já confirmaram interesse em participar da iniciativa. Os participantes já decidiram que todos os pratos servidos no período do evento deverão estar situados no conceito da mata ao mar, com receitas de livre escolha dos participantes. O evento ainda contará, segundo os organizadores, com a cozinha show do Senac, que será instalada no circuito e terá técnicos da entidade e chefs baianos ministrando cursos de culinária.
Pontal Criativo
O Projeto Pontal Criativo contempla diversas outras iniciativas, como a reforma completa da Praça São João Batista, o resgate do Clube Social do Pontal e a Feira Integrada de Artes e Negócios. Segundo Claudiana Figueiredo, a concepção de Bairro Criativo passa pela capacidade da população identificar seus problemas e encontrar soluções sempre de forma criativa. “Os conceitos de bairro criativo e de economia criativa apresentam o desenvolvimento econômico sustentável calcado no talento das pessoas, realidade que, sem dúvida alguma, amplifica as inúmeras oportunidades de emprego e renda”, afirma a gerente.
O Sebrae subsidia tecnicamente a iniciativa, mas o projeto está sendo tocado pela população local e a Prefeitura, em parceria com diversas entidades, como o Movimento Pontalense de Cidadania, a Associação de Moradores do Pontal (Amop), o Instituto Nossa Ilhéus e a Casa da Cultura Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário