sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Conflitos, saques, invasões a propriedade, assassinatos com supostos índios podem fazer de Buerarema uma cidade fantasma no sul da Bahia

Buerarema Cidade Fantasma
A situação continua tensa em Buerarema, na região sul da Bahia, depois do enterro do agricultor Juracy dos Santos Santana, morto na última segunda-feira (10). Moradores da cidade começam a deixar o local com medo dos conflitos e da violência por causa da disputa de terras.
Na manhã desta quinta-feira(13), uma dona de casa foi embora para Santa Catarina, onde o marido já a espera.
“Por conta de falta de trabalho na cidade. Por conta dessa guerra que está acontecendo que não tem trabalho. Tenho muito medo. Ontem mesmo minhas crianças ficaram apavoradas para dormir”, disse Monique Azevedo.
Tropa do Exército no Estadio em Ilhéus
A mãe de Monique ficou emocionada com a despedida. Ela também pensa em ir embora de Buerarema. “Quase todos os meus filhos foram embora. Tenho medo de invadir nossa casa", lamenta Regina Lúcia do Carmo, dona de casa.
A polícia especializada continua de plantão na entrada de Buerarema, na BR-101 e na frente de uma empresa de alimentos que foi saqueada essa semana, na manhã desta quinta-feira. Na cidade, os moradores voltavam à rotina.
O comércio funcionou normalmente, mas os comerciantes continuam em estado de alerta para novas manifestações e podem fechar as portas a qualquer momento. “A gente fica apreensivo não é? E fica alerta. Qualquer movimento é para fechar. Aí nós fechamos na hora”, disse o comerciante Alessandro Correa.
Por causa dos conflitos entre índios e produtores rurais, que se intensificaram desde agosto do ano passado, o comércio sofreu perdas e muitos moradores estão deixando a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário