quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Livro traz história, cultura e turismo do Pontal

Na obra, é possível encontrar histórias que vão desde a chegada dos marinheiros, por volta de 1870, até os dias de hoje, passando por histórias sobre nomes de ruas, praças, casas noturnas e restaurantes, com contos muitas vezes vivenciados pelo próprio autor.

Encontra-se em fase final de produção, na editora, o livro ‘Pontal, entre o agora e o passado’, produzido pelo aerofotógrafo e cartógrafo José Rezende Mendonça, que busca resgatar e principalmente eternizar a história de um dos bairros mais tradicionais do município de Ilhéus. Na obra, é possível encontrar histórias que vão desde a chegada dos marinheiros, por volta de 1870, até os dias de hoje, passando por histórias sobre os nomes de ruas, praças, casas noturnas e restaurantes, com contos muitas vezes vivenciados pelo próprio autor.


Segundo José Resende, o livro traz uma linguagem popular e simples. “Se eu usasse uma linguagem literária, as pessoas de idade, pessoas comuns que são os principais alvos do livro, poderiam ter dificuldades para entender, por isso uso uma linguagem bem simples, como se eu estivesse conversando com a pessoa, algo bem natural” relata Mendonça. Conforme ressalta o autor, o conteúdo do livro foi produzido através da história oral. “Não existe nenhum outro livro que conte a história do Pontal, então tudo que escrevi foi contado por moradores do bairro, amigos mais velhos, pessoas que trazem a história do Pontal dentro de si” relata.

Este é o terceiro livro que José Rezende publica, com 42 capítulos, contendo histórias de publicações anteriores atualizadas e mais detalhadas, bem como novos contos sugeridos por leitores das obras anteriores. Também são usadas fotografias, tanto coloridas quanto em preto e branco, para ampliar e ilustrar as informações. “É um acervo de coisas em 392 páginas, com 400 fotografias coloridas e mais de 120 em preto e branco, que contam a história, o lado comercial, folclórico, popular e turístico do Pontal” conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário