quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Saeb colabora com planejamento estratégico para município de Ilhéus

Uma representação especializada em gestão pública e planejamento estratégico da Secretaria da Administração (Saeb) participou em Ilheús, no sul do estado, de reunião com corpo técnico da prefeitura para colaborar com o trabalho de planejamento estratégico em desenvolvimento pela administração municipal voltado a definir o plano governamental de 2014.
O encontro teve o propósito de definir e identificar melhorias para a execução dos programas do município, munir os gestores de ferramentas de gestão eficientes e facilitar a transparência na gestão pública municipal. O apoio técnico do Estado foi conduzido pela Diretoria de Planejamento da Gestão da Saeb, área responsável pela definição de políticas públicas em gestão e planejamento estratégico nos órgãos estaduais.
Em Ilhéus, conforme explicou a diretora Valéria Peruna, a formulação de políticas públicas para o município deve contemplar os três principais mecanismos legais de planejamento - o Plano Plurianual (PPA) participativo, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Durante o encontro, a ela falou sobre a importância de os municípios adotarem a análise de cenários para definir políticas de gestão, identificando desafios por temas a partir da consulta pública à sociedade. “Para planejar, é preciso entender as relações existentes entre as demandas sociais e as disponibilidades de recursos com o objetivo de avaliar o cenário futuro e suas incertezas. Estes são fatores determinantes para buscar o desenvolvimento”.
Tais medidas, segundo Peruna, “devem ser acrescidas da elaboração de uma política pública que garanta a governança e, posteriormente contemplar o monitoramento das ações empreendidas”.
Atualmente com 221 mil habitantes, Ilhéus já teve a base econômica sustentada na produção de cacau. Hoje, tem como principais atividades econômicas o pólo de informática do estado e o setor de serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário