quarta-feira, 26 de março de 2014

Pesquisadores da UESC descobrem nova espécie de camarão em manguezal do Sul da Bahia


Pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC encontraram nos manguezais de Maraú(BA) uma nova espécie de camarão do gênero Potamalpheops. A descoberta foi realizada por Guidomar O. Soledade, aluno do Programa de Pós-Graduação em Zoologia, Patricia S. dos Santos, aluna do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais e pelo professor/Dr. Alexandre O. Almeida, coordenador do Grupo de Pesquisas em Carcinologia da UESC.
De acordo com o grupo na pesquisa, realizada nos meses de janeiro e março de 2013,os crustáceos foram encontrados em um manguezal situado na foz dos rios Baiano e Serra, próximo ao povoado de Tremembé, município de Maraú, Bahia. Trata-se de um camarão de pequeno tamanho, com aproximadamente 1 cm de comprimento. Os camarões foram obtidos em tocas de outros crustáceos em ambiente de mangue, como o caranguejo-uçá. Após análise em laboratório, foi constatado que os camarões pertencem a uma nova espécie do gênero Potamalpheops, que não era previamente conhecida na América do Sul, possivelmente, a primeira espécie do Atlântico sudoeste de camarão do gênero Potamalpheops Powell.
O nome da espécie, Potamalpheops tyrymembe, foi escolhido em homenagem ao local onde a mesma foi descoberta. Tremembé, que vem do Tupi tyrymembe, que significa “pântano”. Este crustáceo pertence a um grupo de animais conhecidos pelas comunidades tradicionais da região como “tamarús”. O artigo contendo a descrição da nova espécie foi publicado, em fevereiro deste ano na Revista Zootaxa (http://biotaxa.org/Zootaxa/article/view/zootaxa.3760.4.7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário