terça-feira, 1 de abril de 2014

Atendimento humanizado é um ato constante no Hospital Manoel Novaes

Ao longo dos anos o Hospital Manoel Novaes (HMN), da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, vem conseguindo posições importantes no cenário estadual e nacional graças às suas ações realizadas em prol da saúde da mulher e da criança. Em reconhecimento ao trabalho que desenvolve promovendo ações de humanização na assistência materno-infantil, desde o ano de 2002 que o HMN é integrante em nível terciário do Sistema Estadual de Referência para Atendimento a Gestante e Recém-Nascido de Alto Risco.
O hospital também participa do Programa de Humanização da Assistência Pré-Natal de Alto Risco (PHPN)/Portaria nº 912 de 19/11/2002. Outro exemplo que merece destaque é o fato da unidade ter sido o único Hospital Filantrópico do Interior do Estado, credenciado para prestar Assistência à Mulher, a Criança e ao Adolescente vítima de violência sexual e doméstica.
Em 2013, registrou 153 leitos ativos, sendo 63% deles destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Também dispõe de uma UTI Neonatal (Unidade de Terapia Intensiva) - único serviço da região que atende a demanda de recém-nascidos prematuros que necessitam de cuidados intensivistas.
A inauguração das novas instalações da UTI Neonatal ocorreu durante as comemorações dos 97 anos da Santa Casa de Itabuna. “Além de novos equipamentos, ampliamos a nossa capacidade de atendimento. Agora, são oferecidas 22 vagas na UTI Neonatal e 11 na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI)”, informou a gerente de enfermagem do HMN, Adriana Cardoso. Investimentos em outros setores também têm sido realizados no Hospital Manoel Novaes, como por exemplo, a reforma da Maternidade SUS.
Serviços
Os serviços disponibilizados pelo Hospital Manoel Novaes são: Ambulatório de Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria, (Oncologia Clínica e Cirúrgica); Emergência Pediátrica, Ginecológica/Obstétrica; Internamento; UTI Neonatal; Unidade de Cuidados Intermediários (UCI); Clínica Médica; Cirurgia Geral; Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com Radioterapia e Banco de Leite Humano.
A unidade também conta com exames de Radiodiagnóstico: Raio X; Mamografia; Ultra-sonografia; Tomografia Computadorizada e Ecocardiografia; Serviço de Onco-Hematologia Pediátrica; Ortopedia Pediátrica; Neuropediatria; Endoscopia Pediátrica; Cirurgia Pediátrica; Videolaparoscopia; Serviço de Nutrição Enteral e Parenteral; Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica; Banco de Sangue e Programas Sociais: Mãe Acompanhante, Brinquedoteca, Aleitamento Materno, Planejamento Familiar e Pré-Natal de Alto Risco.
Formação Profissional
O HMN desenvolve através de parceria com instituições de ensino superior e médio de Itabuna e Região, programas de estágios e treinamentos para acadêmicos e profissionais dos cursos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Psicologia e Educação Física aplicada à Saúde e Serviço Social.
Com reconhecimento na Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM) e do Ministério da Educação e do Desporto, mantém programas de Residência Médica em Pediatria, Neonatologia e Ginecologia/Obstetrícia. Para 2014, foram aprovados novas especialidades em Residência Médica: Nefrologia, Medicina Intensiva, Cardiologia e Urologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário