terça-feira, 15 de abril de 2014

Sociedade São Vicente de Paulo firma acordo de cooperação técnica com a FMT



Um convênio de cooperação técnica foi assinado ontem (14) à noite entre a Faculdade Madre Thaís (FMT) e a Sociedade São Vicente de Paulo, de Ilhéus, e irá beneficiar os 96 idosos atendidos e acompanhados pela instituição, localizada no bairro da Conquista. O convênio consiste no desenvolvimento de ações e projetos para o fortalecimento da formação acadêmica dos futuros alunos de Fisioterapia da FMT, cuja primeira turma será criada a partir da seleção prevista para acontecer no dia 25 de maio. “Além de garantir o atendimento aos nossos idosos, o abrigo passa a funcionar como um espaço de formação dos futuros profissionais, fazendo-os conviver com a teoria e a prática desde o primeiro semestre da graduação”, explica o presidente da Sociedade, Yolando de Souza.
Esta nova atividade - explica a Diretora Acadêmica da FMT, Tatiana Almeida Rocha Barcelos -, passa a integrar uma espécie de “guarda-chuva” dos serviços prestados pela faculdade para os idosos do abrigo, que já são atendidos por cerca de 350 estudantes dos cursos de Enfermagem e Biomedicina. “O novo convênio, além de ser uma formalização de cooperação técnica, visa, sobretudo, promover o desenvolvimento de atividades complementares para os idosos e servir como estágio curricular supervisionado para os futuros fisioterapeutas”, completa a coordenadora do curso Karla Carvalho Gresik. O convênio tem a duração de quatro anos.
A solenidade de assinatura do convênio contou com as presenças dos diretores da FMT, Eusínio e Isidoro Lavigne Gesteira; do presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, Yolando de Souza; da Irmã Maria José, diretora de qualidade de vida do São Vicente de Paulo, além de representantes do corpo docente da FMT. Durante o ato, também foi entregue, simbolicamente, parte de alimentos não perecíveis arrecadados por estudantes da FMT durante o último “Trote Solidário” para recepcionar os “calouros” que ingressaram na instituição no primeiro semestre deste ano.
Quem é - O Abrigo São Vicente de Paulo é uma associação civil, sem fins lucrativos, cuja finalidade é acolher a velhice desamparada, por todos os meios nobres da caridade, de acordo com as diretrizes oriundas da Política Nacional do Idoso, contribuindo para a melhoria e manutenção da qualidade de vida de sua clientela. Com quase cem anos de existência, o Lar de Idosos tem prestado inestimáveis serviços a Ilhéus e à Região Sul da Bahia.
A entidade possui 50 funcionários e necessita fundamentalmente do apoio e das doações oriundos do Poder Público e da sociedade, de modo geral. A gestão conta com a participação da Congregação das Irmãs Hospitaleiras da Imaculada Conceição, há cerca de 55 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário