sexta-feira, 9 de maio de 2014

As marcas da maternidade: a beleza e a suavidade de uma mãe


A fotógrafa Jade Beall e o filho (Foto: Jade Beall)
A fotografia ajudou a americana Jade Beall a se recuperar de uma depressão pós-parto. Em seu novo livro, Bodies of Mothers (algo como Corpos Maternos, em tradução livre), a ser lançado no próximo domingo, 11, Jade fotografa mães belas e reais – com todas as marcas e mudanças da maternidade


RAFAEL CISCATI (Revista Época)

A fotógrafa americana Jade Beall não se reconhecia depois do parto. Seu filho era uma graça – lindo, e saudável. Mas o corpo de Jade mudara. Ao contrário de algumas celebridades, como Kate Middleton, os quilos que Jade ganhara durante a gravidez não desapareceram de uma semana para a outra. Havia marcas em lugares novos, manchas desconhecidas. Ela já não se reconhecia no espelho. Pior: sentia-se feia.



Nos meses que se seguiram, Jade passou por uma severa depressão pós-parto, alimentada pelo sentimento de que ela era uma mãe ruim, ao sentir-se mal justo em um momento em que deveria estar radiante. Para lidar com seus sentimentos, Jade decidiu fotografar. Enfiou-se no estúdio e tirou um autorretrato. Publicou no seu blog a foto sem tratamento – Jade nua (literalmente), sem Photoshop. A resposta foi quase imediata: mulheres do mundo inteiro passaram a procurá-la para ser fotografadas daquele jeito, franco e sem truques. Mostrando que a beleza de uma mulher, seja ela mãe ou não, muitas vezes foge do padrão defendido pelas fotos de revistas e imagens de TV.






Nenhum comentário:

Postar um comentário