segunda-feira, 12 de maio de 2014

Mulheres em Domínio Público representam Litoral Sul da Bahia na Teia Nacional da Diversidade 2014






Valderez Teixeira, 77, representante da tradição de cantorias de trabalho na região Sul da Bahia
O grupo musical Mulheres em Domínio Público foi selecionado pelo Ministério da Cultura para participar de um dos mais importantes eventos culturais do Brasil: a Teia Nacional da Diversidade 2014, que acontecerá de 19 a 24 de maio em Natal – RN.
Segundo os organizadores, a proposta do evento é reunir os representantes dos Pontos de Cultura, Pontos de Leitura e Pontões do Brasil, na intenção de abrir um diálogo entre a sociedade civil, gestores, instituições de ensino, para o fortalecimento de políticas e ações que valorizem a promoção da cultura brasileira. Afirmam também que a expectativa é que aproximadamente 5.000 pessoas de todo o país compareçam à Teia Nacional.
Eloah Monteiro, Geisa Pena e Cris Passos. Cantoras do grupo musical Mulheres em Domínio Público
Nascido em Ilhéus/BA, o grupo Mulheres em Domínio Público está entre os 63 selecionados das 511 propostas enviadas a Chamada Pública do Ministério da Cultura e foi a única manifestação cultural do setor musical selecionada no seu Estado. O proponente deste projeto é a Associação Filtro dos Sonhos - Ponto de Leitura do Estado da Bahia - que apoia e estimula a produção cultural do Litoral Sul.
Surgiu em 2011 através do resultado de uma pesquisa realizada pelo grupo que buscou canções de Domínio Público cantadas nas roças de cacau, nas beiras dos rios e no mar do Sul da Bahia, entoadas por lavadeiras, marisqueiras e trabalhadoras da roça de cacau.
Hoje, a sonoridade do grupo se utiliza de uma série de recursos eletrônicos contemporâneos mesclados à tradição das cantigas de domínio público. Conta ainda com a participação de Valderez Teixeira, 77, a Dona Val, moradora do Salobrinho, distrito de Ilhéus, e representante da tradição de cantorias de trabalho na região Sul da Bahia. 
A banda apresenta releituras de antigas cantigas de domínio público que embalavam as mulheres nos seus afazeres: canções de lavadeira, de pisar o cacau e de colheita. As intérpretes Cris Passos, Eloah Monteiro, Geisa Pena e os músicos Marcelo Santanna (violão), Danilo Nascimento (baixo), Lula Soares Lopes (DJ) e Jax Santana (Percussão) trazem um encanto especial a este trabalho.
A participação do grupo Mulheres em Domínio Público na Teia Nacional da Diversidade será no próximo dia 22, no Anfiteatro da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Para saber mais sobre o grupo, acompanhe o blogmulheresemdominiopublico.blogspot.com ou curta a fanpage Mulheres em Domínio Público no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário