segunda-feira, 12 de maio de 2014

Programa Saúde em Movimento promoverá cirurgias de catarata em Ilhéus

As secretarias de Saúde de Estado da Bahia e de Ilhéus realizarão no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, na Avenida Soares Lopes, o programa Saúde em Movimento, voltado para atender pessoas com idade superior a 60 anos, e que possuam ou não qualquer doença ocular, além de alunos participantes do Programa Todos pela Educação (TOPA). As atividades do programa vão ocorrer entre os dias 28 de maio a seis de junho.
Conforme estimativa da diretora de Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Fernanda Ludgero, a estimativa é que sejam atendidas cerca de 10 mil pessoas durante os 10 dias. Iniciado em 2009, o Saúde em Movimento já promoveu mais de 65 mil cirurgias de cataratas em mais de 350 municípios.
Para que todos os interessados tenham garantia de atendimento, o programa disponibiliza uma grande equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de pessoal de apoio, uma vez que as ações abrangem os períodos da manhã e tarde. Durante as consultas nos ambulatórios, caso o paciente seja portador da catarata, é submetido à cirurgia no próprio local, e recebe colírio para ser utilizado por um período de 15 dias, no pós-operatório.
No sentido de que o atendimento no Saúde em Movimento transcorra dentro dos parâmetros da normalidade, serão disponibilizados no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, número de cadeiras suficientes para atender a demanda, oito toldos, 30 mesas plásticas, bebedouros em pontos estratégicos, sanitários químicos na área externa, pessoal para higienização e de apoio de fluxo do usuário e de trânsito, assim como vários outros elementos essenciais para a garantia dos serviços.
Ainda para proporcionar total conforto e atender os padrões de higienização, também serão implantadas uma ampla área para recepção e cadastro; acomodação da demanda; realização de Tonometria/Refração; agendamento cirúrgico; realização dos exames pré-operatórios; espera para cirurgia; farmácia/almoxarifado; área de estabilização do usuário que apresentar intercorrências. “Enfim, são inúmeras as medidas que devem ser cumpridas, voltadas para a garantia dos serviços, e já estamos nos preparando para cumprir com todos os regulamentos, conforme determinou o prefeito Jabes Ribeiro”, informou o secretário de Saúde municipal, Antônio Ocké.

Nenhum comentário:

Postar um comentário