quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sinjorba promove semana de mobilização dos jornalistas de 13 a 16 de maio

O Sindicato do Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) promove de 13 a 16 de maio, a Semana de Mobilização dos Jornalistas com cursos, palestras e um ato em defesa dos jornalistas que respondem a processos por seu exercício profissional na Bahia, que culmina com um ato de desagravo ao jornalista Aguirre Talento. O diretor Institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), José Carlos Torves, participa de vários eventos, entre os dias 14 e 16 de maio. 
Militante da Democratização das Comunicações, mestre em Comunicação pela PUC-RS, é autor dos livros "Televisão Pública" e "Economia Solidária".
A programação tem inicio no dia 13, com o curso "Qualificação em área de alto risco", que será realizado das 9 às 18 horas, no Batalhão de Choque, que tem como público-alvo repórteres fotográficos e cinematográficos, e será ministrado por instrutores da Polícia Militar com vasta experiência neste assunto. 
No dia 14, José Carlos Torves, ministra as palestras "Violência contra jornalistas no Brasil" e "Cobertura da Copa do Mundo", às 19 horas, na Faculdade Cidade, no Comércio. O diretor da Fenaj concede entrevista ao meio-dia na TVE sobre estes assuntos. Às 16 horas visita a Secretária de Comunicação do Estado da Bahia, Marlupe Caldas.
No dia 15, José Torves participa do evento "Encontro com jornalistas e radialistas", às 19 horas, em Feira de Santana, que terá participação de Edmundo Filho, coordenador de rádio da Secretaria de Comunicação da Bahia, com apoio da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Feira de Santana.
No dia 16, a ministra Eliana Calmon e José Torves participam do evento "Jornalistas processados pelo exercício profissional", na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, mediada pela diretora instituição, professora doutora Suzana Barbosa. O evento vai tratar do grande número de jornalistas processados como pessoa física no Brasil e na Bahia, num quadro de inexistência de legislação específica para a imprensa.
Ao final acontece um ato de desagravo ao jornalista Aguirre Talento, condenado em primeira instância no último dia 22 de abril, por uma série de matérias sobre agressões ao meio ambiente em Salvador, veiculadas no Jornal A Tarde, e que responde a outros três processos pelo mesmo motivo, e aos demais jornalistas do estado que também estão sendo processados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário