quarta-feira, 7 de maio de 2014

Vacina contra a gripe terá continuidade em Ilhéus



A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Ilhéus informa que, embora oficialmente a campanha de vacinação de crianças, adultos e idosos contra a gripe seja encerrada nesta sexta-feira, dia 9, o serviço continuará disponível nos postos de saúde municipais. De acordo com a supervisora de Imunização da Sesau, Walkíria Cardeal, até a manhã desta quarta-feira, dia 7, foram vacinadas 9.941 pessoas em todo o município, o equivalente a 21,95%, mas com a continuidade do atendimento, acredita que este número deverá ser bastante superior, com a finalidade de atingir a meta de 42.528 pessoas. Por isso, solicita ao ilheense que procure a unidade mais próxima de sua residência para garantir a vacinação.
Ainda de acordo com Walkíria Cardeal, estão funcionando durante os dois períodos do dia (manhã e tarde) as unidades do Sarah, CSU (Centro Social Urbano), Salobrinho, Cae III (Sesp) e PSF (Programa Saúde da Família) do Bairro Nossa Senhora da Vitória. Apenas no período da manhã, participam a Policlínica Almiro Vinhais (Avenida Princesa Isabel), Dr. Euler Ázaro (Teotônio Vilela), PSF do Ilhéus II e centros sociais do Iguape, Nelson Costa e Vila Cachoeira. Já no período da tarde, a população pode contar com a Unidade de Saúde do Hernani Sá (Urbis) e com os PSFs do Alto da Conquista e do Teotônio Vilela.
Explica a supervisora de Imunização, que as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar duas doses da vacina contra a gripe. Entretanto, “a partir dos cinco anos até os 60, só devem tomar uma dose da vacina pessoas que tiverem duas patologias simultâneas, como, por exemplo, diabetes e hipertensão”, alertou Walkíria Cardeal, salientando que também precisam ser imunizados idosos acima dos 60 anos, gestante puerperal (até 45 dias pós-parto), indígenas, trabalhadores da saúde, funcionários e pessoas privadas de liberdade do sistema carcerário. 
Para ampliar ainda mais o atendimento na zona rural do município, a supervisora de Imunização, afirma que já foram destinadas equipes a participarem dos mutirões de saúde promovidos pela secretaria. “Estamos trabalhando para atingir a meta proposta para Ilhéus, livrando a nossa população dos riscos de contrair os vírus da gripe H1N1, H3N2 e Influenza, sendo por isso, importante a participação de todos”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário