segunda-feira, 2 de junho de 2014

Fórum Municipal vai discutir Primeira Infância em Itabuna

Organizado pelos Conselhos Municipais de Defesa, Proteção e Controle Social, começa nesta quarta-feira, 4, o Fórum Municipal pela Primeira Infância de Itabuna, com o objetivo de discutir e construir políticas públicas focadas nas propostas e metas para garantir o cumprimento dos direitos da criança de 0 a 6 anos. As principais conclusões estarão no Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O Fórum será realizado a partir das 8 horas na FTC.
Durante o Fórum as discussões e oficinas estarão centradas na temática “Gestão Pública & Intersetorialidade: promoção, proteção e defesa dos direitos da criança de zero a seis anos”. O Plano, que é o principal objetivo do Projeto Tece e Acontece, é promovido em parceria com a Avante Consultoria, Grupo Santander e Ministério da Educação (MEC), visando contribuir para o fortalecimento e articulação institucional dos órgãos de governo, Poder Judiciário e Conselhos Municipais de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, com vistas a uma atuação mais efetiva no campo das secretarias da Educação, da Assistência Social e da Saúde.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) e coordenadora da comissão organizadora, Maria Lúcia Tourinho Bittar Santos, com a realização do Fórum haverá um avanço no sentido da consolidação do processo democrático e ético necessários à atenção, cuidado e proteção das crianças de zero a seis anos no município de Itabuna, construído de forma participativa e plural.De acordo com a programação, a conferência de abertura do Fórum será proferida pelo professor Michael Farias, coordenador do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Os participantes poderão se inscrever numa das seis oficinas nomeadas de Mesas de Interesses, nos seguintes temas: Educação na Primeira Infância: acesso e permanência; Primeira Infância vida e saúde; Direitos Sociais e Cidadania: inclusão social das crianças de zero a seis anos; Violência e Exploração na Primeira Infância: família e comunidade; Do Direito à Cultura, Esporte e Lazer da Criança Pequena; e Formação, Habilitação e Atuação dos Profissionais na Primeira Infância. As inscrições podem ser feitas no Conselho Municipal de Educação, no segundo andar do edifício Correia Ribeiro, na Rua Adolfo Maron, onde se localiza a agência Bradesco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário