segunda-feira, 2 de junho de 2014

Mobilidade internacional é ponto central das discussões da missão dos reitores brasileiros à França

 A Universidade Estadual de Santa Cruz está representada pela reitora Adélia Pinheiro
A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Adélia Pinheiro e a comitiva de reitores das instituições de ensino superior filiadas à Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais - Abruem, completam, nesta segunda-feira (02), oito dias de visitas técnicas às instituições francesas programadas. No último domingo (1º), iniciam o trajeto pelo interior da França, em visita as universidades de Clermont-Ferrand, Toulouse e Bordeuax.
Na primeira semana da comitiva de reitores naquele país foi realizada uma série de reuniões técnicas, em que as discussões foram centradas nas possibilidades de intercâmbio, de pesquisas conjuntas e de mobilidade, tanto de docentes, quanto de discentes.
A missão teve inicio segunda-feira (26/5), quando os reitores visitaram a Universidade Pierre e Marie Curie (UPMC), pertencente à Universidade de Sorbonne. A vice-presidente de relações internacionais da UPMC, Danièle Silhean, fez uma apresentação institucional, apontou como a UPMC está inserida no contexto internacional e, também, sua prática de mobilidade estudantil, recebendo especialmente acadêmicos de medicina.
No segundo dia na França (27/5) foi visitado o Centro Internacional de Estudos Pedagógicos (CIEP) foi o destino dos reitores da Abruem. Béatrice Andrès Peña, responsável pelo Departamento de Cooperação Educativa do CIEP, após apresentar o centro e explicar sua vocação para a pesquisa, demonstrou o interesse da instituição francesa em desenvolver projetos de cooperação internacional com as universidades estaduais e municipais brasileiras, especialmente os voltados para a formação de professores.
Ainda neste dia, os reitores estiveram no Campus France, que é a agência pública francesa responsável por fomentar parcerias entre instituições de ensino superior e pesquisa. Neste encontro, foi destacado o programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal brasileiro. Segundo Béatrice Khaiat, diretora-geral adjunta do Campus France, o país é o segundo destino mais procurado pelos estudantes brasileiros, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Também foi colocado em discussão o projeto Alisios, que é voltado para o fomento de cooperação acadêmica entre IES brasileiras e da União Européia.
Quarta-feira(28/5), as atividades tiveram início com a delegação da Abruem sendo recebida no Ministério das Relações Exteriores da França. Anne Grillo, que recepcionou a comitiva brasileira, destacou a importância dos intercâmbios culturais, científicos, acadêmicos e profissionais para a França e para a América Latina, sobretudo nesse momento em que os governos estão empenhados em favorecer ou viabilizar os meios para que os estudantes de graduação e pós-graduação possam realizar seus estudos em outros países.
Na ocasião, os reitores brasileiros aproveitaram para enfatizar o potencial do sistema estadual de ensino superior brasileiro e ressaltar sua característica de ser um sistema localizado, preponderantemente, no interior do país, o que faz com que nossas universidades possam atingir um público que não é assistido pelo sistema federal.
A delegação da Abruem foi recebida, também, pelo presidente (reitor) da Universidade de Sorbonne/Paris IV, Barthélémy Jobert. A instituição é voltada, sobretudo, para as Ciências Sociais e tem trabalhado no sentido de aplicar a multidisciplinaridade nos seus processos de formação e, também, na interação com outras instituições.
A comitiva também foi recebida pela ministra do Ensino Superior da França, Geneviève Fioraso e, por ocasião da Semana da América Latina e do Caribe na França, participou de uma recepção onde esteve presente o presidente da França, François Hollande.
Fechando a semana, na sexta-feira (30), os reitores visitaram o Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM), o Museu de Artes e Ofícios, a Cidade Internacional Universitária de Paris (CIUP) e a Casa do Brasil.
Visita à Casa do Brasil 
A delegação visitou a Casa do Brasil no CIUP em Paris, e foi recebida por Monica David, diretora da CIUP, e por Emili de Oliveira, do serviço de Educação da Embaixada do Brasil na França. Houve um almoço com a diretora e com a representante da Embaixada na Casa do Estudante Espanhol.
Mesmo com problemas financeiros para sustentar a residência de brasileiros que vão fazer o seu doutorado e pós-doutorado em Paris, a Casa do Brasil cumpre seu papel de abrigar 120 pessoas na França.
Nona missão
A missão técnica da Abruem à França é a nona do gênero organizada pela Abruem. A primeira foi em 2006, à China. Depois vieram Chile (2007), Itália (2009), Cuba e Espanha (2010), Portugal (2011), Bélgica/Alemanha (2012), Coréia do Sul (2013) e, agora, em 2014, França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário