terça-feira, 3 de junho de 2014

Na Bahia, Fragata com canhão e míssil atuará com mais 5 navios de guerra para segurança durante a Copa



O esquema de segurança marítima em Salvador durante o período da Copa do Mundo vai contar com seis navios e mais 11 embarcações de menor porte para atuação de aproximadamente 550 homens da Marinha. A fragata Niterói, que chegou à capital baiana na tarde deste domingo (1º), vinda do Rio de Janeiro, é o sexto navio que compõe o cenário de controle de defesa da área marítima com o objetivo de identificar possíveis ameaças vindas pelo mar.
De acordo com informações do capitão-de-corveta Flávio Almeida, as embarcações farão a patrulha naval na Baía de Todos-os-Santos e na orla marítima de Salvador, principalmente em áreas consideradas de maior interesse, como o Farol da Barra, onde será realizada a Fan Fest.
Somente na fragata Niterói, estarão embarcados 217 homens da Marinha. O navio de guerra é considerado o mais completo, capaz de combater qualquer tipo de ameaça: tanto submarina, quanto na superfície marítima, ou uma ameaça aérea. A fragata conta um helicóptero a bordo, além de mísseis antiaéreos. "São capazes de se contrapor a ameças de aviões", comenta o capitão-de-corveta.
Também chegou a Salvador neste domingo a fragata União, que seguirá na segunda-feira (2) da capital baiana para operação em Natal (RN), durante o Mundial.
Em Salvador, a partir do dia 12 de junho, a fragata Niterói será empregada nas tarefas de controle de área marítima, monitorando todo o tráfego de embarcações nas áreas litorâneas da cidade-sede.
De acordo com informações da Marinha, as fragatas estão equipadas com radares e sensores, além de armamentos como o míssil antinavio MM-40 EXOCET, míssil antiaéreo ASPIDE, um canhão de 115 mm, com alcance de 22 Km, dois canhões antiaéreos automáticos de 40mm, com capacidade para neutralizar mísseis hostis, dois lançadores triplos para torpedos Mk-46 e lançador de foguetes antissubmarino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário