segunda-feira, 2 de junho de 2014

Pastoral da Criança, 30 anos na Diocese de Ilhéus

Dom Mauro Montagnoli - Bispo diocesano de Ilhéus
A Pastoral da criança está comemorando 30 anos de presença na diocese de Ilhéus, testemunhando e mostrando que Deus não abandona seus filhos e filhas.
Na Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho o Papa Francisco afirma: "Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo” (176). Pois o mesmo não é apenas uma realidade espiritual, mas atinge o ser humano em todas as suas dimensões, de tal modo que afirma mais adiante: "Deus, em Cristo, não redime somente a pessoa individual, mas também as relações sociais entre os homens” (178); daí que "na medida em que Ele conseguir reinar entre nós, a vida social será um espaço de fraternidade, de justiça, de paz, de dignidade para todos” (180). De fato, no Novo Testamento se exprime a absoluta prioridade da ‘saída de si próprio para o irmão’ como um dos fundamentos de toda norma moral e critério de crescimento espiritual (179). Daí o papa poder afirmar: "Uma fé autêntica, que nunca é cômoda ou individualista, comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar a terra um pouco melhor depois da nossa passagem por ela” (183).
O papa lembra que "cada cristão e cada comunidade são chamados a ser instrumentos de Deus a serviço da libertação e promoção dos pobres” (187) e insiste na palavra "solidariedade” enquanto expressa "uma nova mentalidade que pense em termos de comunidade, de prioridade da vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns” (188). 
A Pastoral da criança responde bem a esse apelo do papa porque tem suas ações voltadas exatamente para os pobres e carentes da sociedade. Ela mostra o rosto amoroso e misericordioso de Deus que cuida dos pequenos e fracos. 
Deus abençoe todas as pessoas que estão envolvidas nesse serviço em defesa da vida e as recompense com muitas graças de paz, saúde e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário