segunda-feira, 14 de julho de 2014

Campanha de Hanseníase e verminoses será lançada em Ilhéus

A abertura da campanha, na próxima sexta-feira, dia 18, será voltada para os diretores das escolas municipais e estaduais, para que tomem conhecimento de como proceder dentro das salas de aula.
Ilhéus desenvolve a partir desta semana mais uma ação preventiva contra doenças. Na próxima sexta-feira, dia 18, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) dará início à Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmintíases (verminoses), com solenidade no auditório do Banco do Brasil, no período das 8 às 12 horas. A abertura da campanha, segundo o secretário de Saúde, Antônio Ocké, tem como público alvo os diretores de escolas municipais e estaduais. Serão transmitidas informações sobre os procedimentos adequados em salas de aula para colaborar no combate a estas duas doenças, e também sobre as formas de orientar os estudantes que necessitam de atendimento médico.
A ação nas escolas está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) que preconiza o tratamento periódico como uma medida preventiva e efetiva para redução da carga parasitária e das suas complicações. Esta estratégia, já utilizada internacionalmente e em outras localidades do país, a exemplo do município de São Paulo, comprovadamente reduz os custos do tratamento e potencializa os resultados da intervenção, uma vez que proporciona oportunidade para que o programa atinja o maior número crianças e adolescentes.
Hanseníase – A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Os sinais e sintomas da hanseníase estão localizados principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, nas costas, nas nádegas e nas pernas. Os sinais e sintomas mais comuns nas formas mais graves da hanseníase são: febre, edemas e dor nas juntas; entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz e olhos; mal estar geral, emagrecimento . Alguns casos apresentam doença sistêmica (que afeta todo o organismo). Eles são mais avançados e muitas vezes o diagnóstico não é lembrado. Por isso, é importante observar os sinais e sintomas e, na hipótese diagnóstica de hanseníase, fazer um bom exame neurológico.
Geo-helmintíases - As Geo-helmintíases constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas principalmente pelo Ascaris lumbricoides, Trichuristrichiuria e pelos ancilostomídeos. Eles são transmitidos por meio do solo, causam morbidade e, às vezes, até a morte, porque afetam a situação de nutrição e os processos cognitivos. Inclusive, podem causar complicações que exigem intervenção cirúrgica, além de induzirem reações nos tecidos, especialmente granulomas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário