segunda-feira, 21 de julho de 2014

Com programação gratuita, Ilhéus receberá a 6ª edição do Festival do Chocolate e Cacau



Entre os dias 24 e 27 de julho o Centro de Convenções de Ilhéus será palco do VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia, que este ano tem como tema geral “Uma viagem na história do cacau ao chocolate”. Com o intuito de promover a visibilidade do chocolate de origem e fomentar os negócios da cacauicultura do país, o evento chega a mais uma edição com uma programação diversificada para o público que há cinco anos prestigia o Festival que se configura com um dos mais importantes para o turismo e agronegócio da Bahia e se destaca por ser único do mundo neste segmento, já que reúne toda a cadeia produtiva do cacau ao chocolate, além de expor e vender os melhores chocolates do Brasil.
A abertura oficial começará na quinta-feira (24), às 19 horas, com a presença de autoridades locais e regionais. Desde o primeiro dia até o final o público poderá conferir os stands da Feira do Chocolate, onde estarão disponíveis produtos e serviços de qualidade; atrações regionais no Palco Cacau; e assistir, ao vivo, no Ateliê do Chocolate, a construção de cenários e esculturas de chocolate que contarão o percurso histórico do chocolate e do cacau, que já foi considerado, em algumas civilizações, como fruto sagrado.
Na sexta-feira (25), acontecerá, das 17h às 19h30, a realização do II Fórum sobre Produção de Cacau e Chocolate de Origem 100% Brasileira, uma das novidades para este ano. O debate pretende reunir especialistas, fabricantes e consumidores interessados nas discussões em torno do chocolate e cacau de qualidade. O fórum, que contará com a mediação do conceituado jornalista e crítico de Gastronomia Josimar Melo já tem confirmado importantes nomes da área, como o produtor e pesquisador João Tavares, que explicará o que é um cacau fino de origem 100% brasileiro e como a cacauicultura da Bahia alcançou projeção vencendo prêmios internacionais; Eimar Rosa, diretor agrícola e comercial da CooperBahia, que abordará uma temática sobre os desafios de uma cooperativa para processar cacau de mais de 30 propriedades; e Ernesto Neugebauer, presidente e fundador da Harald, empresa nacional com mais de 30 anos no mercado, que fará um relato sobre os desafios da indústria nacional para produção de chocolate de origem 100% brasileiro. Também estarão presentes Rosa Moraes, diretora de Hospitalidade e Gastronomia da Rede Laureate Brasil, que falará sobre o papel da educação superior na formação dos profissionais de gastronomia do país que atuam com matéria prima nacional; Cíntia Lima, chocolatière e sócia-proprietária da Chocolat Des Arts, que trará à tona a discussão sobre o papel da chocolateria nacional e como trabalhar a mudança de hábito do consumidor, acostumados com o "mito" da qualidade dos produtos importados; e Henrique Almeida, diretor geral do Instituto Biofábrica de Cacau e produtor de cacau e chocolate na Fazenda Sagarana, com o tema “As estratégias institucionais e políticas no Brasil para a produção de cacau fino”.
Já o sábado (26) será reservado para o Chocoday, uma valiosa troca de experiências com palestrantes internacionais e nacionais que apresentarão a importância mundial da produção de cacau e chocolate. Chloé Doutre-Roussel, agrônoma francesa também conhecida por “Madame Chocolat” em função da sua especialidade em degustação de chocolates finos, levará ao público a palestra “Cacau e Chocolate - da amêndoa à barra”; Maria Fernanda Di Giacobbe, Embaixadora do Cacau e Chocolate da Venezuela, proporcionará ao público uma rica experiência de degustação, além de falar sobre a sua experiência à frente da Kakao, Bombones Venezolanos; e Klewer Carvalho, sócio-chocolatier da Cunnani Fine Cacao Amazonian, apresentará o tema “Apelos sensoriais na agregação de valor ao chocolate”.
Para quem gosta de praticar receitas culinárias, o evento traz a Cozinha Show, excelente oportunidade de aprender com grandes chefs do Brasil. Um deles é Alexandre Bispo, que trará receitas com o tema “Chocolate: uma paixão mundial”, fazendo uma conexão entre o chocolate e os países que participaram da Copa do Mundo. A chef Giuliana Cupini, formada pela Wilton School of Cake Decorating, nos EUA, com passagens em cursos na Itália e França, ensinará pastilhagem de chocolate para doces de luxo. “Verrine de Chocolate” é o tema do chef Abner Ivan, que é diretor executivo do Cpac Brasil (Clube dos Padeiros e Confeiteiros do Brasil) e já ganhou diversos concursos culinários nacionais e internacionais. Já o chef André Bispo, demonstrará técnicas de decoração com chocolate e receitas de bombons e trufas especiais. A Cozinha Show acontecerá nos dias 25, 26 e 27, sempre das 16h às 21h.
Além dessas atrações, a programação contará com concurso para escolha do melhor bolo; minicozinha infantil, para as crianças aprenderem receitas com chocolate; celebração, em parceria com a CEPLAC, do Dia Mundial do Cacau; e entrega de certificação de amêndoas de cacau de qualidade. Toda programação é gratuita e as inscrições para palestras e cursos serão realizadas no local do evento. Saiba mais informações através do site oficial do evento, disponível no endereço: http://www.festivaldochocolate.com/bahia/2014/. O VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia é uma realização da MVU Promoções & Eventos, Instituto Biofábrica de Cacau, Associação de Turismo de Ilhéus, Associação dos Produtores de Cacau – APC e Costa do Cacau Convention Bureau e conta com o patrocínio do Governo da Bahia, Ceplac, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, Harald, Sindicato dos Produtores Rurais, Governo do Pará, através da FAEPA e Prefeitura de Ilhéus e Prefeitura de Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário