quinta-feira, 10 de julho de 2014

Ilhéus reduz número de notificações e índice de infestação da dengue





Após um ano e meio de trabalho, incluindo a reestruturação das equipes, o aperfeiçoamento da metodologia operacional e a intensificação das diversas ações, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) contabiliza números positivos no que concerne às atividades de controle à dengue. De acordo com informações do secretário Antônio Ocké, em 2013, houve 2.717 casos notificados da doença, enquanto que, de janeiro a junho deste ano, eles não passaram de 410, gerando, com isso, uma redução de 85%. Com relação ao índice de infestação da dengue, a redução foi de 62,27%. “O último levantamento realizado em junho deste ano, apontou um índice de 6.0%, bem abaixo dos 15.9% verificados entre janeiro e março de 2013”, lembrando que o índice aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1%.
Daiana Moscozo, coordenadora de endemias da Sesau, lembra que as atividades de combate à dengue em Ilhéus acontecem de segunda a sexta-feira e incluem a atuação de várias equipes. “A cada 15 dias, um grupo de agentes atua nos chamados pontos estratégicos da cidade, que abrangem, entre outros locais, cemitérios, borracharias e floriculturas”, especifica. Ainda segunda ela, outro grupo fica responsável pela visita domiciliar, que inclui a aplicação de larvicida novaluron nos depósitos contendo água. “Além disso, esses agentes também atuam na eliminação de eventuais criadouros do Aedes aegypti e na disseminação de mensagens educativas”, acrescenta Daiana.
Segundo o coordenador de campo, Rondinelli Santos, os esforços de controle e combate à dengue também contam com o trabalho da equipe de bloqueio de transmissão (UVB). “Esse grupo atua quando identificamos casos comprovados de dengue por meio da entrada em clínicas, hospitais e Pronto-Atendimento da Dengue. O mapeamento desses casos é realizado diariamente pela Vigilância Epidemiológica”, comenta. Por último, Rondinelli Santos menciona, ainda, a importância da equipe de educação em saúde que, periodicamente, ministra palestras em escolas, fábricas, igrejas, centros comunitários e associações de moradores.
O secretário de Saúde, Antônio Ocké, pede que a população continue atendendo bem o agente de endemias. “Esse contato dos nossos servidores com a população é fundamental para que o governo municipal prossiga tendo êxito no trabalho de combate à dengue”, enfatiza. Ele lembra que a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, ocorre principalmente em reservatórios de água como caixas d’água, tanques, cisternas e cacimbas, o que pode ser evitado com a colaboração de todos. “Por isso, não basta apenas trabalharmos para extinguir ou reduzir drasticamente os índices de infestação. Precisamos contar com o apoio de toda a população”, completa o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário