sexta-feira, 4 de julho de 2014

Iniciada a obra de recuperação do Teatro Municipal de Ilhéus

Nessa primeira etapa, os serviços incluem a pintura geral, a recuperação do telhado, a reforma das estruturas, a requalificação dos banheiros e a adequação do espaço aos novos conceitos de acessibilidade, além de uma ampla revisão nos equipamentos de prevenção e combate a incêndio.
A obra de recuperação do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), um dos espaços culturais mais tradicionais do interior do Nordeste do país, foi iniciada no último sábado, dia 28, e deverá ser concluída no prazo de três meses. A primeira etapa das intervenções consumirá R$ 254.710, obtidos junto ao governo federal a partir de emenda do deputado federal Mário Negromonte (PP-BA). Para a segunda fase do trabalho, já estão garantidos recursos da ordem de R$ 500 mil, também resultado de emenda do parlamentar baiano.
Nessa primeira etapa, os serviços no TMI incluem a recuperação do telhado, a reforma das estruturas, a requalificação dos banheiros, a revisão dos sistemas elétrico e hidráulico, a pintura geral (interna e externa), a substituição de esquadrias e a adequação do espaço aos novos conceitos de acessibilidade, além de uma ampla revisão nos equipamentos de prevenção e combate a incêndio. O secretário municipal de Cultura (Secult), Paulo Atto, informa que a segunda fase das intervenções abrangerá a execução de melhorias no sistema de sonorização, a troca de todas as poltronas e investimentos na iluminação.
Por motivos de segurança, a Prefeitura de Ilhéus cancelou, a partir de fevereiro de 2013, as atividades de plateia do TMI, após realização de perícia por engenheiros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Naquela oportunidade, a fim de evitar prejuízos ao segmento cultural, o prefeito Jabes Ribeiro assumiu o compromisso de buscar, o mais rápido possível, os recursos necessários para a recuperação do equipamento. “Em virtude dessa realidade, estamos empreendendo todos os esforços para que o nosso teatro volte a funcionar com as melhores condições de atendimento”, enfatiza Paulo Atto.
Um dos mais importantes equipamentos culturais do município, o Teatro Municipal de Ilhéus foi inaugurado em 1932, ainda com a grafia Cine-Teatro Ilhéos. Depois de passar por décadas de abandono, em 1986, durante o primeiro mandato do prefeito Jabes Ribeiro (83-88), o TMI foi totalmente reconstruído. Pelo espaço, já passaram grandes nomes do teatro e da televisão, como Raul Cortez, Chico Anysio, Benvindo Sequeira, Patrícia Pillar, Juca Chaves, Vera Fischer, Lucélia Santos, Elisabeth Savala e Baden Powell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário