sexta-feira, 4 de julho de 2014

Itabuna vai ganhar oito quilômetros de ciclofaixas



A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) concluiu estudos para a implantação dos primeiros oito quilômetros de vias exclusivas para o tráfego de ciclistas nas áreas centrais de Itabuna. No próximo dia 14, às 9 horas, no Centro Administrativo Firmino Alves, na Avenida Princesa Isabel, no bairro São Caetano, será realizado processo licitatório para a contratação de empresa especializada para prestação do serviço de sinalização.
Nessa primeira etapa, as ciclofaixas interligarão as avenidas Amélia Amado, no centro de Itabuna, a Princesa Isabel, no bairro São Caetano. A interligação entre as duas regiões da cidade com vias exclusivas para ciclistas será feita pela Avenida Inácio Tosta Filho, passando pelas ruas Osvaldo Cruz e Moura Teixeira, além de avenidas Francisco Ribeiro Júnior, Firmino Alves e Fernando Cordier, passando pela ponte Lacerda de acesso ao São Caaetano. As atuais ciclovias da Avenida Princesa Isabel serão revitalizadas.
De acordo o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Clodovil Soares, a meta do governo municipal é implantar 30 quilômetros de ciclofaixas nos próximos dois anos e meio. Uma das vias exclusivas prevista para a segunda etapa ligará o bairro de Fátima, pela Avenida Ilhéus, seguindo pela Avenida Amélia Amado, até o Hospital de Base, no Loteamento Nossa Senhora das Graças. Serão implantadas ciclofaixas ainda nas avenidas José Soares Pinheiro, Aziz Maron e Mário Padre.
Clodovil Soares afirma que a implantação das vias exclusivas visa incentivar o uso de bicicletas pelo itabunense e colocar em prática um dos vetores da mobilidade urbana, que é permitir ao cidadão a opção de usar outros meios de transportes que não veículos motorizados. “A bicicleta não serve apenas para locomoção, mas também para a prática de atividades de lazer e esportivas”, diz o secretário.
Ele explica que uma campanha de conscientização será realizada para que os motoristas e motociclistas respeitem as ciclofaixas. “Vamos alertar para que os ciclistas sejam respeitados e que as vias exclusivas não sejam invadidas”, diz o secretário Clodovil Soares. Em Itabuna são cadastrados no Detran 78 mil veículos, dos quais 50 mil circulam diariamente pelas ruas da cidade, segundo o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário