quinta-feira, 17 de julho de 2014

Pontal Criativo é exemplo de organização social e interação entre governo e população





No programa Linha Direta com o Prefeito, veiculado nesta quarta-feira, dia 16, nas rádios ilheenses, o chefe do Executivo, Jabes Ribeiro, falou sobre a importância do projeto Pontal Criativo, que conta com a parceria da Prefeitura Municipal e do Sebrae. “Este movimento é um exemplo a ser seguido por toda a cidade, em que a comunidade se reúne para debater as suas necessidades e buscar soluções” relata Jabes. Durante o programa, o prefeito falou sobre avanços na saúde e educação, e mais uma vez explicou a necessidade de adequação das despesas públicas à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O prefeito enfatizou que o movimento Pontal Criativo conta com a participação da maioria dos morados e dos artesãos do bairro e está sendo de grande importância para a recuperação da Praça São João, que é o ponto inicial do projeto que já esta trazendo benefícios para o bairro e consequentemente para toda a cidade. Também comentou sobre as obras de construção da nova ponte que fará a ligação entre o centro e zona sul da cidade e ressaltou que o projeto de financiamento para o saneamento básico da zona sul da cidade já foi aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O gestor falou ainda sobre a redução número de notificações e índice de infestação da dengue, resultado do trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e da cooperação dos moradores. Os casos de infestação no município caíram de 15,9% para 6.0% em junho de 2014. Jabes também pontuou avanços na saúde com a reforma e construção de unidades, contratação de profissionais, entre outros.
Durante o programa, o prefeito falou das reformas e construção de escolas, regularização de serviços básicos como merenda e transporte para os estudantes, contratação de professores, aquisição de mobiliário e veículos, quitação de dividas trabalhistas, entre outras, ações, inclusive projetos lúdicos-pedagógicos que ampliam a qualidade da educação.
No final do Linha Direta com o Prefeito, Jabes Ribeiro fez mais um apelo aos sindicatos, no sentido de entenderem a necessidade da adequação do município à Lei de Responsabilidade Fiscal. Conforme informou o gestor, se não cumprir os limites definidos pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a prefeitura perde sua capacidade de captar e receber recursos para investimentos na educação, saúde, infraestrutura e demais setores sociais.
Jabes Ribiero concluiu o programa ressaltando que não quer seguir a determinação do TCM e demitir cerca de 700 servidores, pais de famílias. O ‘Linha Direta com o Prefeito’ está disponível, na íntegra, no site da Prefeitura Municipal ( www.ilheus.ba.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário