segunda-feira, 7 de julho de 2014

"Porta está aberta", diz papa sobre fim do celibato de padres


Papa Francisco conversa com jornalistas no voo de volta para o Vaticano. O pontífice passou os últimos três dias em visita à Terra Santa
No voo de volta para casa, após viagem de três dias à Terra Santa, papa Francisco surpreendeu jornalistas a bordo do avião ao falar sobre o polêmico celibato obrigatóriopara padres católicos. "Por não ser um dogma da fé, a porta sempre está aberta” para discutir a questão, disse ele. 
“A Igreja católica tem padres casados. Católicos gregos, católicos coptas, existem no rito oriental. Não é um debate sobre um dogma, mas sobre uma regra de vida, que eu aprecio muito e que é um presente para a Igreja", afirmou Francisco. Ele disse que apesar de estar aberto a discutir o assunto, o tema não é prioridade de seu papado. "Neste momento há outros temas sobre a mesa".
A pergunta do jornalista sobre o fim do celibato para sacerdotes foi motivada por uma carta pública endereçada a Francisco, escrita por 26 amantes de padres. Na carta, elas pedem ao papa que coloque fim ao celibato sacerdotal obrigatório para que possam se casar com eles. "Sabe-se muito pouco do sofrimento devastador a que uma mulher que se apaixona fortemente por um padre está submetida. Queremos, com humildade, por a seus pés nosso sofrimento para que algo possa ser mudado (...) para o bem de toda a Igreja", diz um trecho da carta. Para as autoras da mensagem, se o celibato sacerdotal fosse opcional, os padres passariam a servir à Igreja Católica com uma paixão ainda maior e deixariam a vida de clandestinidade, "com a frustração de um amor incompleto”.
No início do cristianismo, o celibato clerical não era obrigatório. Foi institucionalizado durante a Idade Média, justificado principalmente por uma questão econômica – não interessava à Igreja ver suas riquezas repartidas como herança aos filhos dos padres; e também social, a fim de que os sacerdotes se dedicassem total e exclusivamente à Igreja. Atualmente, o diaconado permanente é o único grau do sacramento do clero no qual é permitido casar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário