segunda-feira, 7 de julho de 2014

Prefeitura de Ilhéus orienta grupos sociais sobre inclusão no CadÚnico

Em atenção ao pedido do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus orientou integrantes de grupos populacionais tradicionais e específicos sobre as formas de inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), instrumento que facilita acesso do cidadão a benefícios do Governo Federal. O encontro ocorreu no sábado, no dia 5, no Restaurante Gabriela, Centro, e contou com a participação do prefeito Jabes Ribeiro e dos secretários da SDS, Jamil Ocké e de Agricultura e Pesca (Seap), Sebastião Vivas.
O prefeito Jabes Ribeiro parabenizou a SDS pela iniciativa e afirmou que “é necessário instruir as comunidades locais sobre os benefícios governamentais, pois essa base cadastral é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do município. É através dela que conseguiremos avanços concretos para a nossa cidade”. De acordo com a orientação do MDS, a secretaria de Desenvolvimento Social dialogou com 13 diferentes grupos tradicionais e segmentos específicos como ciganos, extrativistas, pescadores artesanais, membros das comunidades de terreiro, ribeirinhos e agricultores familiares.
Também participaram da reunião, os assentados da reforma agrária, beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário, acampados rurais, atingidos por empreendimentos de infraestrutura, presos do sistema carcerário, catadores de material reciclável e resgatados do trabalho análogo ao de escravo. Também estavam presentes no encontro, membros de comunidades indígenas e de terreiros, representante de classes como catadores de material reciclável e pescadores, representantes do sistema prisional, entre outros.
Através do CadÚnico as famílias podem participar de programas como Carta Social, Tarifa Social de Energia Elétrica, adquirir Carteira do Idoso entre outros. “Nós começaremos essa busca, estabelecendo parcerias e através de mobilizações locais, faremos os cadastros dessas famílias no CadÚnico”, informou o secretário Jamil Ocké. 
Os beneficiários também terão acesso a projetos como o Telefone Popular, que oferece ao cidadão linha de telefone fixa com tarifas acessíveis para famílias em situação de vulnerabilidade social e o Cisternas, que auxilia a população sobre a construção de cisternas. Além destes, a inclusão no CadÚnico também facilita o acesso da população à aposentadoria, ao Programa Minha Casa Minha Vida, que dá oportunidade à compra da casa própria, e ao Passe Livre, para pessoas com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário