quinta-feira, 3 de julho de 2014

Projeto Águia da Cultura retoma atividades neste mês de julho

O aniversário de 480 anos de fundação de Ilhéus foi marcado também pela retomada de um importante projeto cultural, o Águia da Cultura, promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com a empresa de transportes Águia Branca. Durante a solenidade de entrega do ônibus, totalmente recuperado, o prefeito Jabes Ribeiro falou da importância do equipamento para a democratização da cultura. “Estamos retomando um projeto que idealizamos em 2002, na nossa terceira gestão, e encontramos totalmente deteriorado, o ônibus estava quase uma sucata. Então, procuramos a Águia Branca, mostramos nosso projeto e estamos devolvendo ao ilheense mais um veículo de informação e lazer cultural”, ressaltou o prefeito. 
A solenidade de lançamento do projeto ocorreu na Praça Dom Eduardo, no dia 28 de junho, após a missa solene celebrada na Catedral de São Sebastião, em comemoração ao aniversário da cidade. O evento contou com a presença do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), do deputado estadual Mário Negromonte Junior, do diretor regional do Grupo Águia Branca, Gilmar de Abreu, do presidente da Câmara Municipal, Josevaldo Machado, dos vereadores Alzimário Belmonte, Ivo Evangelista, Roque do Sesp, Raimundo do Basílio, Walmir Freitas e Tarcísio Paixão, o ex-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhaes, e o ex-secretário de Agricultura e Pesca da Bahia, Eduardo Sales, o secretário de Cultura, Paulo Atto, e demais secretários municipais, autoridades locais e membros da sociedade civil.
Conforme informações do secretário Paulo Atto, as atividades do Águia da Cultura serão retomadas a partir deste mês de julho. O objetivo do projeto é levar manifestações artísticas e culturais para as mais diversas localidades do município, inclusive na zona rural, através da promoção de atividades lúdicas. A primeira ação será a Biblioteca Itinerante, com proposta de incentivo à leitura e de lazer, incluindo contação de histórias. Já a partir de agosto, será integrado ao programa o projeto Multiartes, com apresentações artísticas em várias linguagens além da promoção de mini oficinas. “Iremos abrir espaço para que os grupos dos locais visitados possam também mostrar a sua arte, o que amplia ainda mais a importância do Águia da Cultura”, afirmou Paulo Atto.
Ainda de acordo com o secretário, o projeto é um instrumento fundamental para o incremento das atividades socioculturais das comunidades, especialmente as mais distantes da sede. Atto ressalta que, além dos aspectos culturais, o ônibus exerce também uma função social, apresentando aos jovens e crianças opções de informação e de ampliação do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário