terça-feira, 29 de julho de 2014

Projeto estimula reflexão sobre importância da Filosofia

Para partilhar o conhecimento adquirido nas aulas ao longo de dois semestres, as turmas do Fundamental I do Colégio Vitória, em Ilhéus, expuseram trabalhos resultantes da reflexão sobre a importância do estudo e aprendizagem da Filosofia. A ação, realizada na sexta-feira (25), no pátio da escola, está integrada ao projeto Convenção das Corujas, que recebe este nome em referência direta ao animal símbolo da Filosofia.
Na turma do 1º. ano B, por exemplo, alguns relatos revelam a motivação dos alunos para o estudo. “É importante para aprender coisas novas”, afirma Ellen. “A gente se torna inteligente e esperto”, segundo Ângelo. Amon acredita que a disciplina “apresenta muitas atividades legais”. Para Ana Luíza, esse estudo “diverte e educa as crianças e adultos”. Davi filosofa: “Ensina a cuidar da família e a família de mim”. Larissa completa: “Para mim, ajuda a fazer amizade e se conhecer mais”.
De forma organizada, lúdica e adaptada ao nível de cada série, do 1º ao 3º ano, a exposição apresentou objetos em forma de coruja como bibelôs, pelúcias, bijuterias, almofadas e camisetas. No setor das fotografias, a inspiração para o registro das imagens dos alunos, feito pela própria família, foi a escultura ‘O pensador’ de Auguste Rodin. Os alunos também produziram mandalas a partir de um trabalho em sala sobre sequência de cores e desenvolvimento da concentração.
“A ideia é criar o hábito, ainda na infância, de participar de eventos como minicursos, seminários e convenções, que permitem ao estudante ampliar seus conhecimentos e sua visão de mundo”, explica a coordenadora Elisa Oliveira. O projeto é desenvolvido durante as aulas de Filosofia ministradas pela professora Ana Fragassi. Uma nova exposição está prevista para o mês de setembro para expor os trabalhos de alunos da 4ª. e 5ª. séries do Fundamental I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário