segunda-feira, 7 de julho de 2014

UESC inicia as atividades dos cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública, Gestão Municipal e Gestão da Saúde

A Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC , através de convênio com o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC) realizou, sabado(5), aula magna de abertura dos Cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu), na modalidade EAD, em Gestão Pública, Gestão Municipal e Gestão da Saúde.
A solenidade foi presidida pela reitora da UESC, Adélia Pinheiro com a participação de alunos dos núcleos, monitores e professores, além dos diretores dos departamentos envolvidos com a viabilização dos cursos.
O tema da palestra apresentada pela Professora/Dra. Elizabete Matos Ribeiro(UFBA) foi "Responsabilidades e cidadania na Administração Pública: desafios da formação profissional continuada dos servidores e gestores públicos".
Os cursos são financiados pela CAPES(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do MEC) e oferecidos no âmbito do Sistema UAB. São gratuitos e destinados à formação de pessoal de nível superior, para a atuação nas administrações públicas, tendo por objetivo a qualificação de pessoal visando o exercício de atividades gerenciais. 
Especificamente, a finalidade dos cursos é capacitar quadros de gestores para atuarem na administração de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos; capacitar profissionais com formação adequada a intervirem na realidade social, política e econômica; contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, nos âmbitos federal, estadual e municipal; e contribuir para que o gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas.
A professora/Dra Rozemeire Cardoso de Souza diretora do Departamento de Ciências da Saúde da UESC, frisou que os cursos representam o empoderamento que gera conscientização, socializa o poder entre os cidadãos possibilitando a conquista da condição e da capacidade de participação da inclusão e liberdade das pessoas.
A diretora do Departamento de Administração e Ciências Contábeis, profª/Dra. Sônia Fonseca destacou que "o nosso objetivo, com o Curso de Gestão Pública é formar equipes responsáveis pela recuperação dos princípios éticos para atender às demandas das organizações públicas que busquem equipes de trabalho auto-organizadas com capacidade de transformar complexidade em desempenho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário