sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Adélia Pinheiro é presidente da ABRUEM


A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, Adélia Pinheiro foi empossada na presidência da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM, em Brasília ­ DF, para um mandato de 2014 a 2016. Adélia tem como vice-presidente o reitor Aldo Nelson Bona, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná.
Adélia Pinheiro e Aldo Bona foram eleitos por aclamação, em pleito realizado no dia 8 de maio, quando do, 54º Fórum Nacional dos Reitores da ABRUEM, em Campos do Jordão, São Paulo. A chapa foi aclamada com o compromisso de dar continuidade ao que já vinha sendo realizado e fazer avançar ainda mais o processo de valorização da ABRUEM e das instituições filiadas.
Entre as propostas para a gestão destacam-se a maior inserção da ABRUEM na pauta dos debates sobre a educação superior no país; a conquista do financiamento do governo federal às filiadas da ABRUEM como contrapartida ao esforço dos estados e municípios na ampliação da oferta de ensino superior; o desenvolvimento de ações que fortaleçam a luta das instituições filiadas em defesa da autonomia universitária; a consolidação do programa de mobilidade discente em fase inicial de execução; o apoio ao estabelecimento de uma rede de cooperação mais estreita entre as instituições filiadas; e a ampliação da inserção internacional das universidades filiadas.
A reitora Adélia Pinheiro assume o cargo de presidente em substituição ao reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Fernando de Araújo Calado, que foi eleito vice-presidente em 2012, na chapa que tinha como presidente o reitor João Carlos Gomes, da UEPG. Em outubro de 2013, Carlos Calado ascendeu à presidência em razão da nomeação do reitor João Carlos Gomes da UEPG, para a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do estado do Paraná.
Mesa
Participaram compondo a mesa da solenidade, Alexandre Medeiros de Figueiredo, Diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Ministério da Saúde; Armando Zeferino Milioni - Secretário Executivo Adjunto, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Nildo Quilombo, representando o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner: Vinícius Ximenes, representando o Secretário da Educação Superior, Paulo Speller; Márcio de Castro Silva Filho, Diretor de Programas e Bolsas da Capes; Wenceslau Augusto dos Santos Junior, Vice-Prefeito da cidade de Itabuna-BA; e o Reitor Carlos Fernando Calado - UPE.
Discurso de posse
A reitora Adélia Pinheiro destacou na abertura do seu discurso que a Abruem, é formada por 45 universidades estaduais e municipais, “todas comprometidas e atuando para o desenvolvimento do ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, com presença em todas as regiões brasileiras, formando um conjunto. Entretanto, imprescindível destacar que as partes do conjunto se constituem por cada instituição que do alto de suas identidades e diversidade representam a grande riqueza e potencialidade infinita." 
Desafios que estão postos e o nosso compromisso...
A nossa Associação vive um grande momento em sua história, empreendendo agendas coletivas de grande valor e importância para nossas Universidades Estaduais e Municipais. A atual gestão e as que a antecederam fizeram grande esforço para o fortalecimento da ABRUEM e para o desenvolvimento de uma programação de trabalho que reverta em qualidade e protagonismo das IES associadas. Assim, não se pode esperar outro compromisso de uma gestão, que não seja o de perseverar nesta trajetória, para além disso, fazer avançar ainda mais o processo de valorização da Associação e das Instituições a ela filiadas e engrandecimento do fazer e do atendimento às necessidades da sociedade.
Assumimos e nos comprometemos com este desafio: dar continuidade aos trabalhos em andamento, fazendo avançar ainda mais a pauta de ações e debates da ABRUEM, com o objetivo de, na coletividade, conquistar maior fortalecimento da Associação e de suas filiadas. 
Assim, destacamos o firme compromisso de trabalhar para:
· a maior inserção da ABRUEM na pauta dos debates sobre a Educação Superior no País;
· a busca e conquista de financiamento do Governo Federal às filiadas da ABRUEM compatível com o esforço dos Estados e Municípios na oferta de Ensino Superior e coerente com a enorme contribuição e participação das Universidades estaduais e municipais no cenário nacional;
· o desenvolvimento de ações que fortaleçam a luta das Instituições filiadas em defesa da autonomia universitária;
· a consolidação do Programa de mobilidade discente em;
· o apoio ao estabelecimento de uma rede de cooperação mais estreita entre as Instituições filiadas;
· a ampliação da inserção internacional de nossas Universidades.
Tenho a satisfação de ter como parceiros nesta gestão, o Reitor Aldo Bonna, comprometido com os interesses e o protagonismo da ABRUEM, bem como os membros dos Conselho Deliberativo, Reitores José Jackson Sampaio, Haroldo Heimer, Rozangela Fernandes e seus suplentes Sebatião Pereira, Antônio Rangel e Berenice Jordão; e do Conselho Fiscal, Reitores, Silvério Freitas, Jairo Costa, Paulo Roberto Santos e seus suplentes, Joaber Macedo, José Rui Camargo e Patrícia de Castro. Todos as regiões do Brasil representadas.
Não posso deixar de mencionar a honra que tenho não somente pelo valor da ABRUEM, mas por ser a primeira reitora mulher eleita para assumir a Presidência da ABRUEM.
Finalmente, o meu agradecimento pela confiança depositada, reafirmando que o trabalho partilhado e parceiro nos faz fortes e é esta a nossa expectativa.
Com a participação de todos esperamos cumprir os compromissos que firmamos com os colegas reitores, isto implica ter lucidez suficiente para trilhar os melhores percursos, e, com a ajuda de todos, perseverar no caminho iniciado por meus antecessores, de elevar a ABRUEM e desta forma contribuir cada vez mais para o desenvolvimento social e humano da nossa nação.
Muito obrigada!













Nenhum comentário:

Postar um comentário