segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Chegam a Ilhéus os primeiros trilhos da Ferrovia Oeste Leste


 A operação de desembarque, no Porto de Ilhéus, dos primeiros trilhos do lote 1 da Ferrovia Oeste Leste começou na manhã deste domingo. Haverá mais nove cargas para completar a obra até o lote 4, no município de Caetité.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, comemorou neste domingo, 3 de agosto, o desembarque da primeira carga de trilhos a serem utilizados na construção da Ferrovia Oeste Leste (Fiol), exatamente no trecho que ligará o município a Caetité, no sertão baiano. O navio Muntgracht atracou no Porto de Ilhéus por volta da 7 horas, originário de Gijon, na Espanha, com as primeiras duas mil toneladas de trilhos, cuja operação deve prosseguir até meados de 2015.
Os trilhos da Fiol serão aplicados no trecho do lote 01 ao lote 04 da obra de construção da Ferrovia, que será utilizada para a exportação de minérios, conforme o projeto do Complexo Intermodal, integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), administrado pelo Governo Federal. A operação de desembarque prossegue até a tarde desta segunda-feira, 4. A carga está sendo entregue à Valec, empresa responsável pela construção da Ferrovia.
Para o prefeito Jabes Ribeiro, a chegada dos trilhos da ferrovia deve ser motivo de muito otimismo para o povo de Ilhéus e de toda a região. “Temos insistido que, apesar dos problemas financeiros pelos quais passam o município e a região, os projetos de infraestrutura que incluem a própria Fiol, o Porto Sul, o aeroporto internacional de Ilhéus e a ZPE (Zona de Processamento e Exportação), serão uma realidade e vão transformar a economia local. Nós acreditamos nessa perspectiva e no esforço empreendido pela presidente da República, Dilma Roussef, e pelo governador da Bahia, Jaques Wagner”, acrescentou.
A carga de trilhos foi transporta pela agência marítima Marinave. A operação de desembarque está sendo feita pela Intermarítima, agência local. Segundo o encarregado da Marinave, Ronaldo Santos, a partir de agora, a cada mês chegará uma nova carga de trilhos vinda da Espanha. Ele já confirmou a operação do próximo mês de setembro, sendo um total de 10 desembarques. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário