terça-feira, 5 de agosto de 2014

Definida programação da Semana Jorge Amado de Cultura e Arte em Ilhéus

 A Exposição 50 anos de Gabriela e o Sarau do Amado são os pontos altos da programação, que inclui também o Seminário Literatura, Sons e Sabores, agendado para a Academia de Letras de Ilhéus. O evento acontece de terça-feira (5) a sábado (9), com atividades na Casa de Cultura e praças da cidade.
A apresentação da Fanfarra Guerreiros da Bahia, terça-feira (5), na Praça J. J. Seabra, às 18h30min, marca a abertura da programação da Semana Jorge Amado de Cultura e Arte em Ilhéus, que prossegue até sábado (9). O evento homenageia o aniversário de nascimento do escritor, festejado em 10 de agosto, e insere a Exposição 50 anos de Gabriela, com 11 painéis exibindo registros da sua trajetória, entre capas de livros, fotos de cenários de suas obras e ilustrações de personagens. A exposição permanece na Casa de Cultura Jorge Amado até o próximo dia 30, de segunda à sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas, e aos sábados das 9 às 12 horas.
O Sarau do Amado é outro ponto alto da Semana Jorge Amado de Cultura e Arte. Tem início marcado para terça-feira (5), com apresentações dos grupos de Dança Batuke Gege, às 19h30min e Capoeira Negra Raíz (Mestre Rafael), às 19 horas e show da cantora Amanda Andrade, às 20 horas. Também passarão pelo Sarau do Amado, na quarta-feira (6), os grupos Capoeira Angola Mucambo (Mestre Virgílio), às 17h30min; Teatro Maktub, às 18 horas e o poeta José Delmo. às 18h30min.
Na quinta-feira (7), o Sarau do Amado reúne apresentações do grupo de Capoeira Arte Malê (Mestre Monteiro), às 17h30min, da atriz, cordelista e ativista cultural Janete Lainha, às 18 horas e da cantora Márcia Alencar, às 18h30min. A programação do sarau termina na sexta-feira (8), com participação do grupo de Capoeira Liberdade (Mestre Gordo), às 17h30min, seguida da peça teatral Auto do Boi da Cara Preta (Teatro Popular de Ilhéus), às 18 horas e show do Samba de Treita, às 19 horas.
Artes plásticas e literatura – A Semana Jorge Amado de Cultura e Arte abre espaço ainda para a criatividade dos artistas plásticos, com oficinas orientadas por Jofferson Oliveira, de 7 a 9, na sede da Secretaria de Cultura de Ilhéus, a partir das 9 horas.
O Seminário Literatura, Sons e Sabores, agendado para acontecer na Academia de Letras de Ilhéus, traz para o contexto das homenagens ao escritor temas como “Africanias na Obra de Jorge Amado”, apresentado pela professora e escritora Yeda Pessoa, no dia 7, às 19 horas. Na sexta-feira (8), a partir das 19 horas, os trabalhos serão conduzidos pelo professor e escritor Marielson Carvalho e no último dia (sábado, 9), a escritora Laura Esquivel orienta a discussão “Literatura e Chocolate”, programada para as 16 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário