segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Estudo da UnB indica que a desigualdade social é estável desde 2006, indica

Até 2012 a diferença entre ricos e pobres no Brasil ficou estagnada e contraria dados oficiais. Pela primeira vez, pesquisa usou informações do Imposto de Renda
Renata Mariz - Nem os primeiros dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad), que mostraram aumento da desigualdade no país, nem as informações corrigidas pelo governo, apontando que a concentração de renda havia caído — tema das campanhas presidenciais nos últimos dias. Estudo da Universidade de Brasília (UnB) traça cenário ainda mais preocupante. O abismo entre pobres e ricos não mudou pelo menos desde 2006 até 2012, aponta levantamento feito por três renomados pesquisadores no tema recém-publicado na revista científica Ciência e Saúde Coletiva. E mais: a desigualdade é maior do que se imaginava. O estudo chegou a um índice de disparidade 11% superior ao verificado por meio da Pnad, cujo método é perguntar a uma pessoa sobre a renda de todos os demais membros da família.
Pela primeira vez no Brasil, os dados das declarações de Imposto de Renda (IR) foram usados para calcular a desigualdade, replicando estudos do francês Thomas Piketty. As informações da Receita Federal, necessárias para alcançar os mais ricos, foram aliadas às da Pnad, que medem bem a renda dos mais pobres. Aplicadas a uma metodologia referendada cientificamente, as duas fontes mostraram que, ao contrário da queda na desigualdade de 2006 a 2012 alardeada pelo governo, o índice permanece estável. No período analisado, o coeficiente de Gini — parâmetro internacional, numa escala de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo do 0 menor é a desigualdade num país — passou de 0.695 para 0.690. Oscilou, portanto, menos de 1%, o que é considerado mera flutuação estatística.
No mesmo período, os cálculos do governo, baseados apenas nas pesquisas domiciliares, resultam em um Gini de 0.619 em 2012 — uma desigualdade 11% menor que a verificada no estudo da UnB. Tanto para esse coeficiente oficial quanto para o mensurado na pesquisa, foi levada em consideração a renda dos adultos maiores de 18 anos, já que crianças não declaram imposto de renda. Na divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de quinta-feira passada, a base dos dados é renda familiar, e não individual, por isso o Gini, com esse parâmetro, fica em 0.496 em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário